notícias / Agronegócio

Sucessão nos negócios é desafio na cadeia produtiva da cana-de-açúcar

Dani - Viola Show | Fonte: Phábrica de Ideias 17/05/2018 15h09

Sucessão nos negócios é desafio na cadeia produtiva da cana-de-açúcar

Paulo Montabone, gerente geral da FENASUCRO & AGROCANA - Crédito Rafael Cautella

Tema conduzirá fórum organizado pela AGROCANA ROADSHOW e ORPLANA, nesta sexta-feira, dia 18, em Ribeirão Preto, para produtores canavieiros

Produtores de cana-de-açúcar estarão reunidos, na tarde de 18 de maio, em mais um encontro organizado pela AGROCANA ROADSHOW e ORPLANA (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), para discutir o futuro desses agricultores e os principais desafios da cadeia produtiva canavieira no Brasil. O tema do evento desta sexta-feira é o "Planejamento Sucessório no Agronegócio da Cana". A palestra começa às 14h30, no auditório do prédio Iguatemi Empresarial em Ribeirão Preto.

O objetivo deste encontro é preparar os produtores para o processo de sucessão dos negócios da família, amenizando os custos e os impactos na relação familiar, de forma a garantir a perpetuidade do patrimônio do agricultor. "O processo sucessório deve ser planejado e, consequentemente, natural, protegendo as relações familiares e os negócios da família através da profissionalização da propriedade e do envolvimento dos herdeiros em questões relacionadas à gestão do negócio. O conceito de sucessão familiar se aplica a todos os perfis e tamanhos de propriedades e deve ser iniciado o mais cedo possível", destaca Celso Albano, gestor executivo da ORPLANA.

A agricultura familiar mantém expressividade no cenário mundial, conforme aponta a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação): de dez propriedades agrícolas mundiais (570 milhões), nove são administradas por famílias responsáveis pela produção de cerca de 80% dos alimentos do mundo. Já no Brasil, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a agricultura promovida por famílias responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. São 4,4 milhões de famílias produtoras que representam 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros, segundo o Ministério de Desenvolvimento Agrário. O campo ainda retém 8 milhões de jovens (Censo 2010/IBGE). "Levar informação para este segmento do agronegócio brasileiro é nosso objetivo com esses encontros, trazendo importantes temas que podem mudar o futuro dos produtores de cana. O agronegócio brasileiro é fundamental para o desenvolvimento econômico do País, como nos mostrou a sua contribuição em 23,5% no PIB em 2017, sendo a maior participação nos últimos 13 anos", contextualiza Paulo Montabone, Gerente Geral da FENASUCRO & AGROCANA.

A palestra "Planejamento Sucessório no Agronegócio da Cana" contará com Eduardo Vasconcellos Romão (Presidente ORPLANA), Celso Albano (Gestor Executivo ORPLANA), Ana Paula Malvestio (Sócia da Consultoria Tributária PwC), Gustavo de Lima Lemos (Sócio-Diretor Safras e Cifras) e Fábio Martins (Diretor da Confidence Governança e Gestão, associada Fundação Dom Cabral). O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Serviço:

Palestra "Planejamento Sucessório no Agronegócio da Cana" - ORPLANA e AGROCANA ROADSHOW.

Data: 18/05/2018
Local: Auditório do Iguatemi Empresarial (Shopping Iguatemi Ribeirão Preto) - Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 870, Vila do Golf, Ribeirão Preto/SP
Horário: 14h30

Inscrições: http://bit.ly/Forumdacanaorplana