Agronegócio

Energia limpa: Usina fotovoltaica do Parque do Peão está pronta

Obras de instalação foram finalizadas nesta semana e usina agora entra em fase de teste

Por: Viola Show - Ribeirão Preto - SP

24/04/2020

Após quatro meses de obras, a implantação da usina fotovoltaica do Parque do Peão, em Barretos, foi concluída nesta semana e agora terá início a fase de testes. Em uma área de 10,5 mil metros quadrados foram instaladas 2.908 placas que tornarão o complexo autossustentável utilizando apenas energia solar. Com a usina funcionando totalmente, o Parque deixará de emitir para o meio ambiente mais de 100 toneladas de CO2 por ano.

A implantação é fruto de uma parceria entre a Associação Os Independentes e as empresas do grupo CPFL Energia, CPFL Soluções e ENVO para a montagem de uma usina com potência instalada de 986 kWp de energia solar, mais do que o suficiente para abastecer toda a necessidade do Parque. Para se ter uma ideia, essa capacidade poderia abastecer aproximadamente 640 residências com consumo mensal de 200kwh.

De acordo com o Consultor Comercial da CPFL Soluções, Fabrício Gonçalves Moisés, o sistema foi projetado para que a produção de energia excedente, que ocorre na maioria dos meses, fique como um crédito para os meses de maior consumo.

Os testes e adequações com a subestação da CPFL começaram nesta quarta-feira, dia 22, e a produção de energia deve iniciar na primeira quinzena de maio.

"Esperamos que este seja o início de uma onda para alcançar outras empresas na região. Além da economia, somos responsáveis por colaborar com um futuro melhor cuidando do meio ambiente", enfatiza Jeronimo Luiz Muzeti, presidente de Os Independentes.

Para o diretor financeiro da associação, Hussein Gemha Junior, o benefício para a natureza e a economia gerada compensam os investimentos. "Será a maior usina fotovoltaica da região, um grande marco para a região e para Os Independentes".

Publicidade