notícias / Agronegócio

1ª Expo Gir Leiteiro reúne 200 animais de elite em Goiânia

ABCZ 09/11/2020 10h07

1ª Expo Gir Leiteiro reúne 200 animais de elite em Goiânia

Entre os dias 15 e 22 de novembro, Goiânia receberá a 1ª Exposição Interestadual do Gir Leiteiro. O evento será realizado no Parque de Exposições da capital goiana e contará com cerca de 200 animais de elite.

Criadores inscreveram animais para participação em Torneio Leiteiro e Julgamento de Pista. A programação contará ainda com palestras, fóruns de discussão e leilão de animais, entre outras atividades.

Em atendimento às medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, o evento não será aberta ao público geral, mas será transmitido pelo YouTube. A Expo Gir receberá produtores rurais, criadores e tratadores observando o limite de 500 participantes determinado pela Vigilância Sanitária. A Exposição seguirá ainda a legislação sanitária animal e todos os demais protocolos determinados pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Durante a Expo Gir, será oficialmente instituída a Associação Goiana de Criadores de Gir Leiteiro. O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Torneio e Julgamento

Os animais inscritos no Torneio Leiteiro serão classificados como Fêmea Jovem (até 36 meses), Vaca Jovem (entre 36 meses até 48 meses) e Vaca Adulta (acima de 48 meses).

O criador do animal que mais se aproximar do Recorde Nacional no Concurso Leiteiro, em qualquer uma das categorias, receberá como prêmio uma moto zero quilômetro. Já o criador do animal que superar o Recorde Nacional durante o evento será premiado com uma prenhez da Sojinha FIV de Bras. avaliada em R$ 45 mil.

No Julgamento de Pista, machos e fêmeas concorrerão em 22 categorias cada, de acordo com a idade de cada animal. No dia 21, a Expo Gir realizará o Grande Campeonato da raça, onde serão indicados os campeões dos campeões.

Gir Leiteiro

O Gir Leiteiro é uma raça de zebuíno originária da Índia que chegou ao Brasil no início dos anos 1900. Apresentando um dos melhores indicadores para produção de leite em clima tropical, os animais da raça se destacam por sua longevidade produtiva, volume de produção de leite a pasto, versatilidade de cruzamentos e resistência a endo e ectoparasitas.

SERVIÇO: 1ª Exposição Interestadual do Gir Leiteiro

Data: 15 a 22 de novembro de 2020

Local: Parque de Exposições de Goiânia

Endereço: Rua 250, s/n N. 68 2 - St. Nova Vila, Goiânia (GO)

Evento sem presença de público