Cultura

O Sertanejo é totalmente Brasileiro

O Sertanejo é totalmente Brasileiro

Por: Viola Show - Ribeirão Preto - SP

17/07/2014

O subgênero musical "sertanejo" é totalmente brasileiro. Na verdade, o sertanejo é uma variação ou uma "urbanização", se é que podemos assim dizer, da música caipira, onde são utilizados instrumentos artesanais e típicos do Brasil-colônia, como a viola, o acordeão e a gaita, algo voltado para o público extremamente rural do Brasil. 

O sertanejo se caracteriza pela melodia simples e melancólica das músicas, bem semelhante à música caipira, talvez um pouco mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Enquanto a música caipira tinha uma temática baseada na vida do campo, os sertanejos mudaram essa temática para agradar o grande público das cidades, adotando temas como amor e traição. Ocorreu o cuidado particular em se evitar o termo "caipira", visto com preconceito por grande parte da população. 

A partir de 1980, houve no Brasil uma grande exploração comercial da música sertaneja, começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, passando posteriormente para uma grande quantidade de duplas, tendo seu auge entre os anos de 1988 e 1990. 

Após esse período, a música sertaneja começou a "esfriar" devido ao destaque dado na mídia à outros estilos musicais, como pop e funk, porém sempre continuou bastante presente na região centro-sul do Brasil. Por volta dos anos 2000, a música sertaneja conquistou novo destaque na mídia através do amplo espaço cedido à nova geração de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, etc.

E hoje mais do que nunca, é um dos, senão o maior gênero musical do Brasil.

O Sertanejo voltou com tudo nas paradas de sucesso, e hoje tido como "Universitário", tem ganhado cada dia mais adeptos e fãs.

Shows como o de Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Fernando e Sorocaba, entre outros, arrastam multidões e estão sempre nos topos das paradas de Sucesso.

Publicidade