Cultura

Folia de Reis

Folia de Reis

Por: Viola Show | Fonte: Clube do Caipirão - Ribeirão Preto - SP

27/01/2015

A tradição da Folia de Reis está ligada aos relatos bíblicos, no evangelho de São Mateus, de que após o nascimento de Jesus, em Jerusalém, três magos vieram do Oriente, guiados por uma estrela, visitar o recém-nascido "Rei dos Judeus". A ele, entregaram como presentes ouro (que simboliza a realeza), incenso (a divindade) e mirra (paixão de Cristo). Seus nomes seriam Gaspar, Belchior e Baltazar - esses mencionados pela história a partir do século VIII. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Detalhe: na época só se conhecia três continentes, se fosse nos dias atuais poderiam ser cinco reis magos representando cada continente, no caso África, Ásia, América, Europa e Oceania. Essa visita, segundo a tradição cristã, teria acontecido no dia 6 de janeiro. A crença nos Reis Magos foi trazida desde os primórdios do descobrimento do Brasil, os encontros eram regados de comida, bebida, dança e orações cantadas em várias vozes.

A Folia de Santo Reis é uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. A tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio, porém não é dado como regra.

Os grupos de Folia de Reis quase sempre são formados por devotos dos Santos Reis. Segundo historiadores, cada folia tem a sua tradição, de acordo com a região, com os ensinamentos passados de geração para geração.

Os foliões de Reis utilizam vários instrumentos musicais. Em geral os personagens são o embaixador ou mestre (aquele que puxa a cantoria), o contra-mestre, a bandeireira (que carrega o estandarte), o apontador de prendas, os "bastião" (conhecidos por palhaços, representam os espias de Herodes e sempre carregam uma espada ou facão de madeira, para defender a bandeira), e os foliões divididos por vozes e instrumentos. As violas e violões são enfeitados com fitas coloridas, cada uma com um simbolismo. A bandeira, de pano comum, de cores variadas, também é enfeitada com flores de papel crepom e fitas coloridas. Nela está a imagem dos Três Reis Magos e de Nossa Senhora com São José. É costume da população amarrar fitas na bandeira como sinal de devoção ou de cumprimento de promessa. 

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

Publicidade