notícias / Cultura

CULINÁRIA CAIPIRA: FRANGO COM QUIABO

Viola Show 02/04/2020 20h00

CULINÁRIA CAIPIRA: FRANGO COM QUIABO


Pra você que está em casa se cuidando e quer uma comidinha caipira bem saborosa, se liga nessa super receita de frango com quiabo.

E se for de frango caipira então? Gostinho de fazenda pra toda sua família.

E no final da receita ainda temos um truque de como tirar a baba do quiabo pra ficar ainda mais saboroso.

Fiquem em casa e curta esse momento família na cozinha com quem você ama.

Ingredientes

1 quilo de quiabo 1 frango inteiro, cortado em pedaços 5 dentes de alho amassados 1 cebola grande bem picadinha 1 xícara (chá) de óleo 1 colher (sobremesa) de colorau Pimenta a gosto Sal a gosto Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo

Tempere o frango com o alho amassados, sal, pimenta e colorau, se desejar, acrescente uma colher (sopa) de vinagre. Deixe marinar na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Preparando o quiabo: Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho. Pique em rodelinhas finas Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo, acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. Tenha paciência, porque a baba sai este processo leva cerca de 20 minutos. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar, quando estiver sem baba, desligue o fogo, espere amornar e coe, para retirar o óleo. Reserve somente o quiabo

Preparando o frango: Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando ( isso fará com que solte um corante natural no frango). Junte o frango e deixe -o fritar muito bem, quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio

Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais Verifique se está bom de sal Por último, junte o cheiro verde Sirva com arroz e feijão fresquinhos e angú (ou polenta sem molho)

DICA DE COMO TIRAR A BABA DO QUIABO

Deixe o quiabo de molho no suco de limão

A nossa primeira dica é muito simples: corte as pontas do quiabo e deixe-o de molho no suco de 1 limão por cerca de 30 minutos. Simples, né? Depois é só secar e usar nas suas receitas favoritas! Veja a receita e experimente fazer um delicioso quiabo refogado. Só evite utilizar essa prática quando for prepará-lo frito: o limão pode dar um gosto azedo ao quiabo, e você não quer isso!

Suco de limão + vinagre também é uma ótima solução

Você também pode preparar uma mistura de suco de 3 limões com 2 colheres de vinagre e fazer como na dica anterior: cortar as pontas do quiabo e deixar de molho, só que dessa vez por apenas 15 minutos. Você vai ver como toda a baba sairá muito facilmente.

Tire a baba com um pouco de óleo

A baba pode ser retirada com a ajuda de um ingrediente que todo mundo tem em casa: óleo! Para isso, corte o quiabo em pedaços grandes e coloque-o em uma panela com um pouco de óleo. Acenda o fogo médio e vá mexendo para que a baba não seja produzida novamente. Você verá que o quiabo começará a pegar na panela, portanto, cuidado para não queimar. Após alguns minutos, a baba sairá e os pedaços de quiabo não ficarão grudando mais. Retire da panela, seque com o auxílio de um papel toalha e pronto!

Viu como é simples? Agora você tem um quiabo sem baba perfeito para preparar diversos pratos deliciosos!