Esportes

Profissionais marcaram presença no 1º Encontro dos defensores do rodeio

Profissionais marcaram presença no 1º Encontro dos defensores do rodeio

Por: Viola Show | Fonte: Rodeio Magazine - Ribeirão Preto - SP

18/09/2014

Na noite de ontem, 17, profissionais do rodeio se reuniram na Câmara Municipal de São José do Rio Preto (SP), para discutirem sobre o futuro do rodeio no Brasil. Foram ouvidos vários profissionais, entre eles,  Esnar Ribeiro (Comentarista), Roberto Vidal (Presidente da CNR), Professor Tenório Vasconcelos (Médico veterinário e professor da Unesp), Marcelo Ferreira ( Presidente da ABQM), Rogério Paitl (Comentarista e Diretor do Circuito Rancho Primavera), Leandro Baldissera (Competidor), Tânia Celeguini (Jornalista), Flávia Cajé (Presidente da ANTT), Eugênio José (Colunista), Beto Larh (Presidente do rodeio de Americana), Ney Macedo (TV Rodeio), Piracicabano (Locutor), Paulo Belarmino (Médico veterinário) , Neferson Santos (Fã do rodeio), Almir Cambra (Locutor), Dr Eraldo (Advogado e tropeiro), Paulo de Tarso Ribeiro Kachan (Advogado CNR), Wallace Vieira (Competidor), Denise Esteves e Erick Pavini (Viola Show)

Os profissionais ouviram atentamente cada proposta sobre as medidas e mudanças que o rodeio precisa adotar imediatamente contra os boatos de maus tratos aos animais do rodeio.

A Câmara ficou lotada, apenas uma ativista teve interesse em participar do encontro.  Silvana Carvalho (Presidente do Grupo patas),  foi convidada pelo comentarista Esnar Ribeiro, protagonista do encontro, para falar ao público. Ela foi ouvida, aplaudida e vaiada por uma minoria que não gostou quando ela afirmou que rodeio não é esporte.

Roberto Vidal, que falou em seguida, fez questão de frisar que o Rodeio é esporte e está na lei federal 10.519, de 17 de Julho de 2002 e Lei 10.220, de 11 de Abril de 2001. "A nossa confederação é reconhecida no Ministério do Esporte e, portanto, não há motivos para se acabar com o rodeio. O que queremos fazer é informar as autoridades que rodeio não maltrata animal. Se acabar com o rodeio tem que acabar com o Hipismo, corrida de cavalo e outras atividades que utilizam animais", disse Vidal, que é presidente da CNR - Confederação Nacional do Rodeio.Também foi citado sobre o Selo Verde do rodeio que possibilita a fiscalização, com o objetivo de promover retorno positivo aos Organizadores de Rodeios, Prefeituras e Patrocinadores, garantindo a aplicação da Lei na adequação da defesa sanitária animal - impedindo todo tipo de injúrias, como também a promoção de ações de responsabilidade socioambientais junto ao evento. 

Sobre as novas pesquisas que precisam ser feitas pelo professor da Unesp de Jaboticabal, Tenório Vasconcelos, de que os animais de rodeio não sofrem qualquer tipo de sofrimento, os profissionais do rodeio concordaram em ajudar. Leandro Baldissera, competidor de Sela Americana e sócio proprietário da ProHorse, dou 20 mil reais.  O valor  total é de 165 mil reais. 

Publicidade