Viola Show

O seu mundo sertanejo é aqui!

seja bem-vindo, faça seu ou cadastre-se

notícias / Esportes

Barrel Racing Brasil deu show na arena do Centro Hípico de Sapucaia

Viola Show I Fonte: Cavalus 30/11/2017 09h36

Barrel Racing Brasil deu show na arena do Centro Hípico de Sapucaia

Barrel Racing Brasil deu show na arena do Centro Hípico de Sapucaia

Com o intuito de fomentar o esporte nas regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, nasceu o Circuito Barrel Racing Brasil - BRB. A ideia também é a de unir e valorizar as atletas, a modalidade e buscar melhores condições junto às organizações. Começou em Minas, em 2013, por iniciativa das competidoras Débora Castilho e Marina Nogueira. Com o tempo, abriu etapas no Rio e no Espírito Santo também. Inicialmente, as provas eram feitas em rodeios, mas ganhou espaço nas mais importantes eventos da região.

Finalistas. Fotos: Bruno Klüppel de Carvalho


"Eu corria os rodeios da ANTT e sempre gostei muito do sistema que as meninas utilizam para as etapas. Mas como as provas são concentradas mais em São Paulo, não conseguia acompanhar o campeonato todo, assim como outras meninas aqui da região. Então, eu e a Marina, na época, lançamos o campeonato. No começo nossas etapas eram em rodeio, mas não temos tantos rodeios aqui, então para não acabar o BRB passamos a fazer parcerias com as provas e, desde então, tem dado muito certo e estamos indo bem a cada ano", conta Débora, que hoje toca o campeonato sozinha.

A ideia do BRB então é fazer um rodeio dentro da prova. Como assim? Fácil! A categoria BRB dentro de uma prova corre no sistema similar ao de um rodeio: dois dias de classificatória e um dia de final.  É um verdadeiro show e as competidoras curtem muito esse esquema. "A temporada 2017 foi um sucesso, a gente acaba sendo a categoria mais esperada das provas da região." E a grande final aconteceu no Centro Hípico de Sapucaia, em Sapucaia/RJ, de 23 a 25 de novembro, entre as 15 melhores rankeadas, juntamente com a terceira etapa do campeonato estadual do Rio de Janeiro - RJQM.

Ao todo, foram sete etapas em que as competidoras precisaram acumular pontos para participar da final, nas cidades de Caratinga/MG (Ycambi Ranch), Capim Branco/MG (Haras do Lay e Haras Eternal Peppudun), Aracruz/ES (Expovidas) e Sapucaia/ RJ (Centro Hípico de Sapucaia). Um total de 54 competidoras participaram do circuito, que premiou com mais de R$ 75.000,00 ao longo do ano.

"Nessa final, a gente quis fazer algo bem legal. Programamos para as finalistas book de fotos, filmagens para vídeo para institucional do próximo ano, festa de entrega da premiação, maquiadoras à disposição para a festa da premiação, brindes da BRB Collection e da Cutter Jeans, lembranças dos patrocinadores oficiais Guabi e Organnact e um pódio todo decorado com troféus lindos e diferenciados."

A campeã e seu troféu


E depois e uma etapa final apertada, onde diferente das etapas regulares, cada dia as finalistas somaram pontos ao ranking, a campeã do BRB 2017 foi a competidora de 20 anos, da cidade de Araruama/ RJ, Thaisa Ribeiro, que somou 1280 pontos. "Um final de semana especial, de muito trabalho, uma passada mais emocionante que a outra", comentou a campeã que chegou à final como favorita, liderando o ranking. Ela conta que essa final foi algo totalmente diferente do que já tinha corrido. "Acho que eu e todas as finalistas ficamos muito ansiosas para correr essa final. Foi tudo muito especial, nos entrosamos bem e formamos uma amizade gigantesca. Ganhar o BRB era um sonho e que graças a Deus e Nossa Senhora Aparecida, consegui realizar. Dediquei todo o meu ano de 2017 ao BRB, e a cada etapa eu aprendi uma coisa diferente."

Thaisa é uma jovem ainda, mas já tem muita experiência nas pistas, corre desde pequena, e conta que uma das coisas mais legais desse ano foram as amizades, conhecer novas pessoas e lugares novos. "Costumo dizer que o BRB me trouxe diversos presentes e lições. Aprendi que quando é pra ser vai ser de qualquer forma, e quando não é nosso dia de ganhar também não tem para onde fugir, e temos que aceitar e confiar nos caminhos de Deus. Aprendi que se tivermos fé, força de vontade e determinação conseguimos chegar onde queremos."

Thaisa Ribeiro

Para a campeã, além do orgulho e honra de ter terminado a temporada como campeã, levar esse título com sua parceira de vida, a égua Miss Squaw, tornou tudo ainda mais especial e inesquecível. "Gostaria de agradecer a Deus, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis. Ao meu pai, que acredita no meu sonho, meu namorado Frederico, que foi meu parceiro em todas as etapas, Bebel e Odilon Diniz, que embarcaram nesse sonho comigo, Rodrigo Oliveira, Bileu Santos, Miguel Dias, por prepararem meus animais, a Débora pela linda organização do Circuito, a minha Miss Squaw, por ser tudo que eu sempre precisei na vida, aos meus amigos e família que torcem por mim e me acompanham mesmo que de longe."

O segundo lugar ficou para Marina Nogueira - 1030 pontos, seguida por Andréia Bosi - 1020 pontos, Maria Izabel Diniz - 1010 pontos, e Adriana Cotrim - 665 pontos.

"Acredito que o BRB 2018 chegará muito mais forte e competitivo nos estados que passar. Conseguimos fazer da final uma festa linda, com destaque e valorização para as competidoras. Já temos nove etapas marcadas para o ano que vem, três em cada estado". Para saber mais acesse o Barrel Racing Brasil no Facebook, siga @barrel_racing_brasil no Instagram ou acesse o site www.circuitobrb.com.br