notícias / Esportes

Buck, o Encantador de Cavalos

Viola Show I Fonte: Cavalus 04/12/2017 08h56

Buck, o Encantador de Cavalos

Buck, o Encantador de Cavalos


O adestrador de cavalos Buck Brannaman é conhecido nos Estados Unidos por seus exímios e particulares métodos. Como um típico cowboy moderno, ele ensina as pessoas a se comunicar com os animais, evitando a violência. Com uma infância difícil, em que era muitas vezes castigado por seu pai, Buck espalha uma sabedoria zen que transcende o simples treinamento de cavalos para tornar-se uma forma de encarar a vida e os seus desafios.

O documentário conta a história verídica da vida desse cowboy e mostra seu trabalho ao viajar por toda a América do Norte ensinando as pessoas a entender e se comunicar com os cavalos. Segue Brannaman por várias paradas em seu trabalho em fazendas durante 40 semanas por ano, onde ele dá clínicas sobre 'equitação natural'.

Premiado no festival Sundance 2011, o filme mostra como Brannaman desenvolveu, ainda pequeno, uma técnica de domesticação e adestramento de animais sem o uso de violência, justamente por não querer repetir o comportamento do pai, que o castigava com brutalidade na infância.

Nas próprias palavras do cowboy: "Seu cavalo é um espelho da sua alma, e às vezes você não vai gostar do que vê". O documentário mostra uma belíssima história de vida, que conquistou plateias e amantes de cavalos. Uma emocionante descrição de como um único ser humano aprendeu a fazer da relação dele com os animais uma verdadeira lição para qualquer pessoa.

Brannaman foi consultor do filme estrelado por Robert Redford 'The Horse Whisperer', ou Encantador de Cavalos. Redford participa do documentário, assim como a esposa de Buck, Mary, e sua filha, Reata.