notícias / Esportes

Convidados e classificados para o The American 2018

Eugênio José 08/02/2018 10h41

Convidados e classificados para o The American 2018

O rodeio de dois milhões e meio de dólares está chegando. O The American 2018 conta grande times de brasileiros entre os convidados e nas semifinais. Entenda como tudo funciona e porque ele é o mais rico rodeio realizado em um dia do mundo.

As regras do The American são diferentes de modalidade para modalidade e, de ano para ano, eles estão sempre mudando, principalmente na forma de convidar os participantes e também no formatos dos classificados.

As regras para os convidados do rodeio em touros atualmente por exemplo é muito simples: Os dez melhores do ranking da PBR em 2017, ganham a vaga, tanto que, foi a primeira modalidade a ser anunciada, ainda ano passado.

Existem três maneiras de chegar ao The American, sendo convidado, sendo classificado, ou eleito pelos fãs, vou tentar explicar como é isso:

MODALIDADES

As modalidades do The American são: Bareback, Bull Dog, Team Roping, Sela Americana, Laço Individual, Três Tambores e Rodeio em Touros

CONVIDADOS 

São sempre dez convidados de cada modalidade, que montam direto no domingo em 25 de Fevereiro em Arligton, região metropolitana de Dallas no Texas, no estádio do Dallas Cowboys.

Estes só concorrem a um milhão de dólares em prêmios. Eles se juntam a cinco classificados (vou explicar abaixo) em um round com 15, onde os quatro melhores em nota e tempo avançam para uma final de quatro. É zerado tudo e um novo e decisivo round o melhor tempo ou nota vence o rodeio.

O campeão de cada modalidade recebe 100 mil dólares, o vice 25 mil dólares. Os critérios de desempate pelo que vi, quando estive no evento em 2015, variam. Por exemplo na modalidade touros, daquele ano, teve apenas três paradas e não avançava o melhor tempo, e  sim o melhor ranqueado no ano anterior na PBR, ou seja, Silvano avançou e depois venceu o evento. Mas, muda, não acredito que seja o mesmo critério.

CLASSIFICADOS 

São competidores que participaram de dezenas de eliminatórias (aproximadamente 70) espalhadas pelo mundo, incluindo o Brasil. Eles participam da semifinal do The American entre os dias 18 e 24 de fevereiro em Fort Wort, no Texas. Para esta competição são meio milhão de dólares em Prêmios com participação de aproximadamente 600 atletas.

Os cinco melhores de cada modalidade avançam para o dia 25.  Os critérios de classificação, mudam de modalidade para modalidade, incluindo local. Algumas modalidade são tem uma eliminatória antes da seminal.

Na modalidade em touros um ano foram duas montarias, no outro teve um qualify, e depois mais duas apresentações, como disse, cada ano, cada modalidade uma forma.

E neste formato que entram os brasileiros classificados pela Liga Nacional de Rodeio, parceira do The American aqui no Brasil.

Se algum desses competidores vencerem o The American, além dos 100 mil dólares há um milhão de dólares de bônus. Se mais competidores de outras modalidades forem campeões, o milhão é divido como ano passado, onde três classificados foram campeões ganhando 333 mil dólares cada.

É possível um brasileiro classificado ser campeão? Sim, Claudio Montanha em 2017, foi vice-campeão. por apenas meio ponto ele não leva a bolada.

ELEITO PELOS FÃS 

Todo ano o The American faz uma votação na internet para que os fãs elejam um competidor ou competidora para participar do The American, o eleito vai direto para o dia 25, mas ele não é um convidado, então se ele for campeão, ele também concorre ao milhão de bônus.

Exemplo atual é Sage Kimzey ano passado ele entrou pela votação e ganhou o evento na modalidade touros e pegou uma parte (333 mil) do milhão de dólares fora os 100 mil.

Essa regra acima citada já irritou Sage Kimzey em 2016 quando ele ficou de fora e reclamou na internet, e por isso ele fez aquela declaração ano passado que acabou irritando os competidores da PBR, mas o recado dele era para o The American mesmo.

A regra não mudou e mais uma vez e Kimzey vai participar do The American pela votação dos fãs

Afinal Kimzey é o atual treta campeão mundial da PRCA, atual campeão do The American e bicampeão de Calgary. Na minha opinião melhor cowboy americano dos últimos anos, mesmo não estando na PBR.

Por isso quando você olhar abaixo a lista dos convidados da montaria em touros, terá o 11º, que no caso é Sage Kimzey.

BRASILEIROS CAMPEÕES DO THE AMERICAN

João Ricardo Vieira campeão em 2016 e Silvano Alves campeão em 2015. Claudio Montanha Jr foi o vice-campeão em 2017.  E Júnior Nogueira foi vice-campeão em 2014 e 2015.

CONHEÇA TODOS OS CAMPEÕES DO THE AMERICAN

BRASILEIROS CONVIDADOS PARA O DOMINGO EM ARLINGTON

TOUROS

Eduardo Aparecido
Kaique Pacheco
Jose Vitor Leme
Dener Barbosa
Fabiano Vieira

LAÇO INDIVIDUAL 

Marcos Costa

TEAM ROPING 

Junior Nogueira

CLASSIFICADOS PARA SEMIFINAL EM FORT WORTH

TOUROS

Eudimar Novaes (Liga Nacional de Barretos)

Danilo Torres (Liga Nacional de Barretos)

Douglas Aparecido (Liga Nacional de Barretos)

Aldo Cesar (Liga Nacional de Barretos)

Álisson de Souza (Campeão Internacional de Barretos)

BAREBACK 

Leandro Medeiros

Eduardo Ringo

SELA AMERICANA

Leandro Baldissera

Peter Willi Tim.

LAÇO INDIVIDUAL

Daniel Lopes

Eduardo Peres

Alexandre Peres

Marcio Peres

Jorge Henrique

Mario Dias

Diogo Poliselli

Vinicius Custodio

TRÊS TAMBORES 

Giovana Balbo
Mateus Machado
Lauri Goulart
Eliel Horsth
Paulo Cavalheiro
Fernanda Cavalheiro
Ana Carolina Barbosa de Melo

PS: A lista de classificados brasileiros pode mudar caso, os atletas não consigam visto e ou não queiram por algum motivo ir para o The American

Por Eugênio José MTB: 67.231/SP

contato@eugeniojose.com.br