notícias / Esportes

Conheça Bill Pickett, o homem que inventou o Bulldog

Viola Show I Fonte: Cavalus 09/02/2018 09h06

Conheça Bill Pickett, o homem que inventou o Bulldog

Conheça Bill Pickett, o homem que inventou o Bulldog


Era cowboy de rodeio e ator nos shows denominados Wild West. Em 1989, Pickett entrou para o ProRodeo Hall of Fame. Ele nasceu na comunidade Jenks-Branch, do Condado de Williamson, Texas. Foi o segundo de 13 filhos nascidos de Thomas Jefferson Pickett, um ex-escravo, e Mary 'Janie' Gilbert. Pickett tinha quatro irmãos e oito irmãs e a ascendência da família era afro-americana e Cherokee. Em 1888, a família mudou-se para Taylor, Texas. Em 1890, Pickett casou-se com Maggie Turner, ex-escrava e filha de um proprietário branco da plantação do sul. O casal teve nove filhos.

Pickett deixou a escola na 5ª série para trabalhar em uma fazenda. Logo começou a cavalgar e acompanhar o gado longhorn pelo Texas. Devido a sua atividade com os longhorns, uma raça de gado conhecida por seus chifres característicos, que podem se estender para uma ponta de mais de 1,8 m, ele inventou a técnica de bulldogging: a habilidade de agarrar o gado pelos chifres e como uma luta, derrubá-lo no chão. Era conhecido entre os criadores de gado que, com a ajuda de um bulldog treinado, um novilho poderia ser pego. No trabalho diário de uma fazenda de gado, é necessário separar uma rês do rebanho para tratamento por exemplo, e algumas modalidades que conhecemos nasceram na lida do campo.

Selo Postal

Bill Pickett tinha uma alma de artista. Ele não só treinava pular nos chifres do novilho e derrubá-lo, técnica que mais tarde foi apurada até tornar-se o esporte Bulldog que vemos hoje, como dava piruetas antes desse salto. Pickett praticou suas acrobacias, saltando de seu cavalo e derrubando o novilho no chão, exaustivamente. Tudo começou com ele, de forma mais performática até chegar ao esporte que é praticado em rodeios. Na PRCA, o nome é Steer Wrestling, algo como 'luta contra o novilho'. Faz menção aos movimentos da modalidade, em que o cowboy desde do cavalo em movimento e pula na cabeça do boi e usa técnica para deixa-los com as quatro patas fora do chão.

Foram os truques de Bill em cima do cavalo que o levaram à fama. Ele se apresentava em feiras com seus quatro irmãos. Montou a The Pickett Brothers Bronco Busters and Rough Riders Association e logo o nome Bill Pickett era um dos mais conhecidos nos maiores rodeios do Texas, Arizona, Wyoming e Oklahoma.

Em 1905, Pickett ingressou no 101 Ranch Wild West Show, um rancho de gado com mais de 110 mil hectares e passou a se apresentar juntamente com os lendários Buffalo Bill, Will Rogers, Tom Mix, Bee Ho Gray, Zach e Lucille Mulhall, estendendo suas participações em feiras do Canadá, América do Sul e até na Grã-Bretanha. Ele se deu o pseudônimo de 'The Dusky Demon', tornando-se um artista popular que percorreu o mundo quando apareceu nos filmes criado por Richard E. Norman, em 1921, The Bull-Dogger e The Crimson Skull. Fez história como a primeira estrela negra do cinema.

Aposentado dos shows, faleceu após um período em coma depois que um cavalo xucro o chutou na cabeça em Ponca City, Oklahoma. Além de ser membro do Hall da Fama da PRCA, ele também está imortalizado na galeria Rodeo Hall of Fame do National Cowboy and Western Heritage Museum. Seu legado ainda rendeu homenagens, como o selo postal comemorativo à sua carreira, lançado em 1994; em 2015, a cidade de Taylor nomeou a rua que leva ao recinto de rodeio com seu nome; a cidade que a família se firmou também ergueu uma nova estátua em um dos principais pontos no ano passado.

Bill Pickett (ao centro) com seus irmãos

Foi Bill Pickett que ajudou abrir caminho os negros que queriam ser atores e estrelas do rodeio. Sua técnica, um dia zombada por cowboys brancos na fazenda onde trabalhava, mudou o entretenimento para sempre.