notícias / Esportes

No dia Internacional da Mulher conheça Lucille Mulhall

Viola Show I Fonte: Cavalus 08/03/2018 10h18

No dia Internacional da Mulher conheça Lucille Mulhall

No dia Internacional da Mulher conheça Lucille Mulhall

Conhecida como a primeira mulher a competir com os homens em eventos de laço e montaria, ela foi chamada Rodeo Queen, Queen of the Western Prairie, Queen of the Saddle, World's Champion Roper, America's Greatest Horsewoman, Queen of the Range, entre muitas outras denominações. Rainha! A primeira cowgirl da história é Lucille Mulhall, que nasceu em 21 de outubro de 1885, em St. Louis, Missouri, e faleceu em 21 de dezembro de 1940.

Em 1889, Lucille mudou-se com os pais Zach e Agnes Mulhall para Oklahoma, e foi criada no Mulhall Ranch, uma fazenda de 80 mil hectares. O território onde eles viveram hoje é um condado, Mulhall, Oklahoma, nomeado a pedido de Zach, pai de Lucille. O nome da cidade foi alterado de Alfred para Mulhall pouco depois de 1889, porque havia duas cidades chamadas Alfred naquela época, de acordo com uma petição feita por Zach. Nada mais justo para a história a primeira cowgirl a competir e vencer tenha uma cidade com seu sobrenome. Parece que o pai dela adivinhou.

A bela loira com características pequenas e olhos azul-cinza tinha talento para equitação, fato que mostrou desde cedo. Era natural para ela estar em cima de um cavalo, laçando, marcando gado, treinando, entre tantas outras tarefas associadas à vida em um rancho. Era brilhante e com a ajuda do pai, fez sua carreira.

Zach Mulhall organizou seus próprios Wild West Shows por muitos anos em todo os Estados Unidos e foi assim que Lucille começou. Ela e os irmãos eram as estrelas. Aos oito anos de idade ela já era uma laçadora experiente. A família Mulhall era amiga dos Miller Brothers, do 101 Ranch Fame, de Ponca City, e por muitas vezes realizaram as apresentações em conjunto. E Lucille também se apresentava no 101 Ranch Wild Hors Show dos Miller Brothers, até formar sua própria trupe em 1913.

Mas não foi só de apresentações que ela compôs sua carreira, também competia. A primeira a competir e ganhar dos homens. Foram muitos títulos em 20 anos. Will Rogers é creditado pela história como mestre de Lucille, amigo e professor, e sempre a chamou como a melhor competidora do mundo. Ao contrário de suas irmãs, ela não se interessava por bonecas e costura, mas sim por gado e laço, e treinava muito. Sua aposentadoria foi em 1922 e ela se dedicou ao rancho da família, em Mulhall. Faleceu após sofrer um acidente de carro a poucas milhas de casa.

Há quem diga que o termo 'cowgirl' foi inventado para descrevê-la, quando Lucille levou o mundo Western para o Madison Square Garden, em 1905. A única palavra que cabia exatamente ao seu perfil e que foi incorporada no vocabulário. Lucille Mulhall foi introduzida no National Cowboy and Western Heritage Museum e no ProRodeo Hall of Fame em 1975, e no National Cowgirl Museum and Hall of Fame em 1977.