Esportes

ORGANIZAÇÃO DO THE AMERICAN ANUNCIA MUDANÇAS PARA 2019

A mudança mais significativa é o fim da parceria com a PBR e a separação do Iron Cowboy e do The American que eram realizados juntos desde 2014

Por: Viola Show I Fonte: RODEIOS.A. - Ribeirão Preto - SP

26/06/2018

Na última semana de maio os organizadores do The American anunciaram mudanças significativas para a 6ª edição do evento, que acontece em março de 2019, em Arlington no Texas. Entre as principais mudanças estão o fim da parceria com a PBR (Professional Bull Riders), que será substituída pela PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association), aumento na premiação total, formato da competição, entre outros.O fim da parceria com a PBR já havia sido anunciado extraoficialmente no dia 04 de maio, pelo presidente da entidade, Sean Gleason, durante o congresso que marcou o lançamento da WCRA - World Champions Rodeo Alliance, em Las Vegas. A PBR realizava o Iron Cowboy, um de seus principais eventos em conjunto com o The American no AT&T Stadium (Cowboy's Stadium). "Apesar dos esforços incansáveis para alinhar as agendas, não conseguimos chegar a um acordo em torno de datas e outros assuntos que fizessem sentido para ambas as partes," disse Gleason na ocasião.Os dois eventos eram realizados em conjunto desde 2014, quando o The American foi lançado. Apesar do assunto ter sido abordado pelo presidente da PBR perante um grande público, nada foi confirmado oficialmente por nenhuma das duas marcas até a última semana de maio, quando os diretores do The American realizaram uma coletiva de imprensa no próprio AT&T Stadium, em Arlington para anunciar as mudanças e as novidades.O The American se tornou referência por distribuir US$ 2 milhões em apenas um dia de competição (RFD-TV/Jackie Jensen)Idealizado pelo ex-diretor executivo da PBR, Randy Bernard e promovido pelo canal de televisão do segmento rural, RFD-TV, o The American ganhou notoriedade por ser o rodeio com a maior premiação em apenas um dia de competição, distribuindo dois milhões de dólares em uma disputa que reúne os principais competidores em sete modalidades do rodeio completo.A PBR era a responsável por toda a produção do evento, que durante cinco anos aconteceu um dia após o Iron Cowboy e usava a mesma estrutura dentro do gigantesco estádio. O Iron Cowboy teve início em 2011 e realizou três edições em Arlington, até ganhar a companhia do evento da RFD-TV, ficando com a competição no sábado a noite e deixando o domingo a tarde reservado para o The American.NOVIDADES NO THE AMERICANA principal novidade apresentada pelo The American foi a parceria com a PRCA, maior e mais antiga entidade do rodeio mundial e que sanciona mais de 600 rodeios nos Estados Unidos, México e Canadá, anualmente. O evento a partir de 2019 passa a ser sancionado pela entidade, com parte da premiação ganha pelos competidores contando para o ranking mundial, em sete modalidades.Outra novidade é que o The American passa a ser realizado em dois dias, com data confirmada para os dias 02 e 03 de março. No sábado serão realizadas as finais da fase classificatória, que deve contar com mais de 1000 eventos, incluindo o Brasil. Esta final era realizada antecipadamente em Fort Worth, definindo as últimas vagas para o evento principal no Cowboy's Stadium. Já no domingo, acontece o The American no formato já conhecido, com 15 competidores em cada modalidade em busca do título.Após cinco anos de parceria com a PBR, o The American ganha a companhia da PRCA em 2019 (RFD-TV/Andy Watson)A premiação também aumentou, ganhando um reforço de US$ 355 mil a mais, com o evento confirmando um total de U$ 2.3 milhões distribuídos nos dois dias da competição. Também serão acrescentadas as modalidades de Breakaway Roping e uma categoria especial no Laço em Dupla, o #9 Team Roping, que será sancionado pela World Series Team Roping, maior campeonato individual da modalidade no mundo. Também foi anunciada na ocasião a renovação do contrato do The American com os proprietários do Cowboy's Stadium, garantindo a realização do evento no local pelos próximos cinco anos.

Publicidade