notícias / Esportes

Fabiano Vieira se classifica para semifinal de Calgary

Viola Show I Fonte: Cavalus 11/07/2018 09h26

Fabiano Vieira se classifica para semifinal de Calgary

Fabiano Vieira se classifica para semifinal de Calgary

Touro, Tambor, Laço Individual, Bareback, Sela Americana e Bulldog são as provas de rodeio realizadas na arena do Calgary Stampede, em Alberta, Canadá. Denominado 'The Greatest Outdoor Show on Earth', algo como 'O maior show ao ar livre da terra', o Stampede acontece desde 1912 com a missão de levar para o público do mundo todo o melhor do esporte, entretenimento, cultura western e agrícola.

São 120 atletas convidados para as disputas, divididos em duas turmas. A Pool A foi realizada de 6 a 9 de julho e os quatro melhores em cada modalidade avançaram para a semifinal. Os campeões serão conhecidos no próximo dia 15. O brasileiro Fabiano Vieira foi o único representante do Brasil nessa primeira turma e passou de fase. Nosso país esse ano só terá competidores na Montaria em Touros. Bom lembrar que já fomos campeões em Calgary em 1994 com o tricampeão mundial Adriano Moraes.

Joe Frost


Joe Frost passou liderando, com três paradas em quatro bois e $15.000.00 em ganhos. O segundo melhor foi Cooper Davis, também com três paradas e $10.000,00. Com duas paradas cada um, Fabiano foi o terceiro melhor dessa fase, $8.500,00 somados e Ty Wallace conquistou a última vaga ao ganhar $7.500,00. Nessa fase da disputa o ranking é medido em soma de dinheiro ganho nas performances diárias, no caso, dólar canadense.

De Randlett, Utah, Frost venceu pela segunda vez nesses quatro dias ao parar no touro Big Dip e marcar 87.5 pontos, avançando para o Showdown Sunday. A premiação para o campeão em cada modalidade é $100.000,00 e o total chega a dois milhões de dólares. Frost está feliz por ter ido bem esse ano, já que em sua primeira vez no Stampede ano passado se lesionou na virilha e teve que deixar a competição.

Fabiano Vieira


E o Canadá tem dado sorte ao cowboy, que já foi quatro vezes finalista na NFR. Recentemente, em etapa da PRCA, ele ganhou $21 mil ao vencer o Ponoka Stampede. Se você está achando o sobrenome dele familiar, acertou: ele é primo da lenda Lane Frost. O atleta encontra-se na 25ª posição no ranking mundial da PRCA e espera aproveitar os rodeios de verão para chegar no top 15. Aos 35 anos, Fabiano Vieira busca o título de Calgary para igualar ao feito do ídolo mundial das arenas, Adriano Moares. Atualmente ele é o 12° no ranking mundial da PBR.

Os quatro citados estão classificados para o Showdown Sunday, a semifinal, que acontece domingo, dia 15. Os demais não classificados esperam o Wild Card Saturday, uma espécie de repescagem, no sábado, para tentar outras duas vagas. Assim acontece em todas as modalidades e também com a Pool B. Quatro vão direto para a semifinal e dois tentam uma vaga na repescagem. No domingo, não entra mais o ranking em dinheiro e sim a nota ou tempo marcados. Os quatro melhores do Showdown disputam a final e o título.

Cody De Moss


Na Montaria em Touros, a segunda turma está mais forte e tem dois brasileiros: Ramon de Lima, terceiro do ranking mundial PBR, e Marcos Glória. Montam ainda Jess Lockwood, atual campeão mundial PBR, Sage Kimzey, tetracampeão mundial PRCA, JB Mauney, bicampeão mundial PBR, Cody Nance, atual número quatro do mundo, Derek Kolbaba, Zane Lambert, atual campeão PBR Canadá, Stormy Wing e Trey Benton III.

Demais classificados para a final: Sela Americana - Clay Elliot, Zeke Thurston, Isaac Diaz e Cody DeMoss; Bareback - Richie Champion, Clint Laye, Jake Vold e Shane O'Connell; Laço Individual - Cory Solomon, Caleb Smidt, Cade Swor e Kyle Lucas; Bulldog - Tyler Waguespack, Kyle Irwin, Cody Cassidy e Cole Edge; Três Tambores - Kelly Bruner, Ivy Colorado, Lisa Lockhart e Carmel Wright. O quadro fica completo com as provas Novice Saddle Bronc, Novice Bareback e Junior Steer Riding.

Quem está lá ao vivo é o Cavaleiro das Américas Filipe Leite. Ele foi lançar a versão do seu livro em inglês e aproveita para curtir esse evento sem precedentes. O brasileiro tem feito umas transmissões ao vivo na hora do rodeio, vale a pena ficar de olho o Instagram dele @filipemasetti. Também podemos acompanhar as transmissões: calgary.wranglernetwork.com.