notícias / Esportes

Samuel Tiago venceu o Ibirarema Rodeio Fest um rodeio em crescimento no cenário nacional

Viola show I Fonte: Eugênio José 27/11/2018 09h09

Samuel Tiago venceu o Ibirarema Rodeio Fest um rodeio em crescimento no cenário nacional

Samuel Tiago venceu o Ibirarema Rodeio Fest um rodeio em crescimento no cenário nacional

Terminou na noite de domingo a 6ª edição do Ibirarema Rodeio Fest em Ibirarema (SP)

O evento que foi uma realização da ARFTI - Associação de Rodeio e Festas Tradicionais de Ibirarema, com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e Sindicato Rural de Ibirarema foi realizado no recinto de rodeio Altair Pontremolez.

Recebeu montarias em touros, com etapa do Circuito de Rodeio Rancho Primavera e, prova feminina dos Três Tambores com a ANTT - Associação Nacional dos Três Tambores.

UMA AMIZADE QUE COLOCOU IBIRAREMA ENTRE OS RODEIOS MAIS RESPEITADOS

A história do Ibirarema Rodeio Fest, começou com um desafio, entre dois amigos. Um, era tropeiro, dono de boiada, outro vereador reeleito em Ibirarema, presidente da Câmara.

O amigo tropeiro, Juvenal Pontremolez, desafiou Thiago Briganó, o amigo vereador, Para se candidatar a prefeito.

Em contrapartida, Thiago desafiou o amigo tropeiro a ser presidente do rodeio, caso ele ganhasse, para juntos voltar o rodeio no município que, naquele momento, não estava sendo realizado.

O desafio se transformou em um dos rodeios mais estruturados e qualificados do Brasil, o Ibirarema Rodeio Fest. Com Thiago sendo prefeito e Juvenal sendo o presidente do rodeio.

Após um começo difícil, tanto para administrar o município, como arrumar um local para fazer o evento, realizar as primeiras edições, o evento terminou sua sexta edição em uma grande dimensão e com projeção de crescimento.

Com a confirmação e compromisso de trazer um show nacional para 2019, Bruno e Marrone no último dia de festa, e melhorar a premiação do rodeio, com um carro zero km para o campeão de 2019.

"O rodeio não é algo politizado, é algo que pertence a população, é para eles que fazemos" Explica o Prefeito que está em seu mandato. "Nosso recinto é todo pavimentado, o público não fica exposto a pisar na lama por exemplo, e ainda montamos uma estrutura totalmente coberta"

"Queremos ir mais longe, queremos construir estrutura fixa, indoor, queremos que isso cresça, que meus sucessores executem essa progressão" Explica "Não sei onde vamos chegar com esse evento, mas, penso coisas grandes, e tenho certeza que os projetos são de crescimento"

"O meu conhecimento foi de frequentar as festas que já existiam no passado, porém, vem muito da amizade com o Juvenal, esse ano visitamos Colorado e vamos sempre aprendendo e tentando qualificar ainda mais" Explicou pela seu gosto e entendimento pelo esporte rodeio.

"Graças a Deus aconteceu tudo como planejado, um rodeio bonito, disputado, qualificado em ambas as modalidades" Explicou Juvenal Pontremolez, presidente do rodeio "Estou muito feliz com os resultados, agradeço ao Thiago e toda nossa comissão pelo empenho de meses de trabalho, agora já começamos a pensar na edição de 2019"

PRIMEIRAS VITÓRIAS

Ibirarema, realizou a primeira etapa da temporada 2018/2019 da ANTT- Associação Nacional dos Três Tambores.

Pela Categoria Mirim, a competidora, Luana Bastos, foi a grande campeã. Essa foi a segunda etapa que ela compete na ANTT. Conquistando sua primeira vitória. Com doze anos de idade e um ano e meio de Três Tambores

"Pretendo seguir na ANTT, continuar buscando resultados" Disse a competidora "Estou feliz com a vitória e quero parabenizar toda a comissão por esse rodeio bem organizado"

Classificação final mirim

1 - Luana Lima

2 - Olívia Ianez

3 -  Maria Eduarda Fernandes

Já na categoria feminina, a campeão já ganhou várias vezes na ANTT, porém na categoria mirim, agora ela mudou de categoria e, essa foi sua primeira vitória tanto na categoria como com seu animal "Mr King Fame"

"Foi a primeira vez que consegui competir com ele, compramos depois de Barretos, mas devidos as chuvas não consegui treinar muito, só agora consegui trazer para um prova e já saímos com o título" Explicou a competidor "Eu nunca fui bem neste rodeio, é o quarto ano que venho aqui, mas agora deu certo. Esse evento é muito organizado e competitivo, estou muito feliz de conquistar essa fivela de campeã

Classificação final feminino

1 - Eduarda Perez

2 - Ana Carolina Cardozo

3 - Pamela Pinheiro

4 - Regiane Kelly

5 - Viviane Gratão

BICAMPEÃO DE IBIRAREMA E RECORDISTA DE FIVELAS NO CRP

Samuel Thiago, de Mirante do Paranapanema (SP), foi o campeão incontestável do Ibirarema Rodeio Fest. Esta é a segunda vez que ele vence em Ibirarema.

Nesta edição ele começou e terminou o rodeio como líder.

"Agradeço o Juvenal e toda comissão, estou muito feliz com essa vitória" Disse o competidor "Ganhar esse rodeio é algo inexplicável, esse rodeio só cresceu, isso só ajuda nossa confiança, principalmente eu que fiquei um tempo parado, mas agora estou confiante com antes e ganhar aqui só aumenta essa confiança e nos deixa muito orgulhoso. Para ganhar aqui precisa estar montando bem"

No Circuito Rancho Primavera foi a décima quinta fivela de Samuel Tiago

Resultado final

1 - Samuel Thiago, Mirante do Paranapanema (SP)

2 - João Ricardo Vieira, Itatinga (SP)

3 - Danilo Carlos Torres, Tupã (SP)

4 - Rafael Ribeiro, Murutinga do Sul (SP)

5 - Davi Henrique, Mirante do Paranapanema (SP)

A melhor boiada foi a Cia Califórnia com 44,59 de média.

Como melhor touro, empate entre três animais. Simulado da Cia Califórnia, FBI da Cia 2M do Marcondes Maia e Xodó da Cia Califórnia todos com a média 45,88 pontos

FOCADO NA FIVELA DE CAMPEÃO DO CRP

Na quarta posição da etapa, de Ibirarema, ficou o atual campeão de Barretos e líder do Circuito Rancho Primavera, Rafael Ribeiro.

Depois de ficar três etapas em entrar na final. Deixando todos os concorrentes encostarem no ranking, diminuindo a diferença que ele havia conquistado.

Uma etapa antes de Ibirarema, em Oriente (SP) ele foi campeão, conquistando o quinto título da temporada.

Em seis temporadas, só dois competidores conseguiram vencer cinco vezes no mesmo ano pelo CRP. Rafael Marcelino Campeão de 2017 e Rafael Ribeiro em 2018 e, ainda com dois eventos pela frente pode quebrar este recorde

Em Ibirarema, Rafael mostrou que está focado, montando leve, técnico e agressivo para cima dos touros. Muito semelhante ao Rafael Ribeiro que ganhou Barretos em agosto.

Agora ele abriu 1.815,70 pontos para o segundo colocado. Ainda há, aproximadamente 3.900 pontos em jogo, já que a final em Quintana (SP) é com pontuação dobrada.

É uma boa diferença, mas para os adversários, conquistar estes pontos é algo possível, porém, é preciso que Rafael Ribeiro tenha um rendimento abaixo do que ele apresentou nestas duas últimas etapas. Algo possível, mas logicamente difícil. 

Rafael terá espaço para erros, enquanto todo os adversários terão a pressão de não errar. A matemática diz que precisamos esperar, a boa fase de Rafael nos mostrar que se algum competidor quiser ultrapassá-lo terá que ser perfeito neste final de temporada.

Por Eugênio José - Foto: Ricardo Mariotto