Esportes

Três Tambores, Laço Cabeça e Team Penning no Nacional ABQM

Dia começou triste com a notícia do falecimento do ícone Marcão Toledo

Por: Viola Show I Fonte: Cavalus - Ribeirão Preto - SP

22/07/2019

O 42º Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha acontece de 20 a 28 de julho em Araçatuba/SP. O Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado recebeu investimentos para abrigar as provas da ABQM. Daniel Costardi, consultor da Associação, contou que foram utilizadas telhas brancas nas três arenas, que totalizam 18mil m² de área coberta."Investimos nessas telhas, pois elas chegam a reduzir a temperatura interna em até 4°C. Posteriormente, temos a possibilidade de colocar isolante térmico para amenizar ainda mais o calor, resultando em conforto para o público e competidores", garantiu Daniel. Ele completou dizendo ainda que foram utilizadas lâmpadas de LED de última geração pra deixar as pistas bem claras.As informações foram passadas à imprensa em coletiva realizada semana passada. Para Fábio Brancato, presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste, associação que nasceu em 1942 com objetivo de ampliar a representatividade e defesa dos setores da agropecuária na região, este Nacional é um divisor de águas para a município. Ele agradeceu à ABQM por este grandioso evento. O Siran é o responsável pela parceria com a ABQM.Em apenas três meses de obras, trabalho intenso de arquitetura e engenharia, procedimentos administrativos e financeiros, mais de R$ 7 milhões investidos nesta primeira etapa, e muita expectativa, o maior e mais tecnológico complexo esportivo equestre da América Latina, segundo o site do Siran, finalmente entrou em operação.  
Brancato lembra que a concretização do projeto só foi possível graças a parcerias. "Houve um esforço muito grande de todos os envolvidos nesse processo para que essas provas equestres viessem para Araçatuba. Desde a ideia inicial dos criadores de Quarto de Milha, Jamil Buchala Filho e José Macário Perez Pria, ao envolvimento do poder público de Araçatuba, finalmente tudo tomou forma para que a ABQM fechasse com a cidade a realização das suas competições".As novas benfeitorias do recinto ocupam uma área de 200 mil m², o que corresponde a 51 campos de futebol. Três grandes arenas cobertas de provas, com 6 mil m² cada uma, e outras três de aquecimento estão entre as construções. Além delas, foram construídos desembarcadores, lavadores e banheiros; ruas foram pavimentadas em concreto, para a melhor comodidade dos animais, competidores e espectadores.No total, a obra contou com mais de 400 toneladas de aço, 750 m³ de concreto, 3 mil metros de redes hidráulica, 450 metros de redes de drenagem pluvial e mais de 30 quilômetros de cabos de energia elétrica. O público lotou as dependências do Recinto no final de semana e os competidores estão aprovando as instalações.Por falar em competição, na Arena Organnact a programação começou com Três Tambores nas finais do GP ABQM. Os campeões foram Gilson Borges dos Reis com JBD Dom King Tafame, 16s847. Foram 248 inscrições e o primeiro tempo baixo na casa dos 16 segundos da nova psta de velocidade. Sidnei Pereira da Silva Júnior completou o pódio. Com Game Boy EK marcou 16s946; e com Exclusive Moon, 16s952.
Laço Cabeça voltou à Arena Vetnil, com classificatórias e finais das categorias Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem até 13 anos, Jovem 14 a 18 anos e Jovem Principiante. A Amador Light brilhando após a conclusão das provas. A maior nota da modalidade no evento foi marcada na categoria. 225,5 pontos deu a vitória a Sérgio Ricardo Pulzatto, montando Missin Luma. O segundo colocado, Alysson Stefani de Matos Teixeira, com Metallic Boonsmal, igualou com JD Yates ao marcar 225 pontos.Com 224,5 pontos, Raphael Franco Andrade Costa apresentou Walnut Cookie para ganhar a Amador e ficar no Top 5 entre as melhores notas da modalidade. Geralmente marcadas nas categorias abertas, nesse Nacional são os amadores que estão dando show. Até os jovens! A quinta melhor nota, 224 pontos, tem dono. Campeão Nacional   da categoria Jovem, Hugo de Biasi Cabrera e San Freckles Playboy igualaram com Jose Alberto Gerdullo e Twister Miss'n WRB em nota.As provas de Team Penning começaram na Arena Ram. Classificatórias e finais das categorias Aberta, Cavalo Iniciante, Feminino, Amador, Amador Light, Amador Master A, Amador Master B, Amador Principiante, Jovem e Jovem Principiante. No momento corre a Amador Light e quem lidera é o trio formado por Tiago José Alves de Queiroz Pamplona/Holli Silver Rain, Thiago Marinho Guedes De Melo/Magic Acre Cat e Diego Berloffa/Miss Highlight Doc, três bois em 25s940.O menor tempo da modalidade até agora - três bois em 23s103 - foi marcado na classificatória da categoria Amador. Os responsáveis pela façanha foram os integrantes do trio Maria dos Anjos R dos Quirino de Moraes/ Chouchilla Talk Pep; Rafael Cestari/ Chula Doc's; e Igor Yassuo Galhego Umeta/Dan's Cow Smart B.A programação segue às 19 horas com o 1º Leilão Rancho SKY, organização da WV Leilões. Provas ao vivo, resultados completos e todas as informações: abqm.com.br/campeonatonacional.

Publicidade