notícias / Esportes

Cavalgadas na Bahia - Chapada e Costa do Cacau

Viola Show 23/04/2020 11h28

Cavalgadas na Bahia - Chapada e Costa do Cacau

Paulo Junqueira aborda no artigo da semana sobre a dificuldade em organizar um novo destino para viagens a cavalo

Qualidade e segurança são fundamentais na organização de roteiros para cavalgadas. O Brasil tem muitos destinos espetaculares para excelentes cavalgadas, porém após mais de 15 anos trabalhando na atividade, consegui selecionar somente alguns poucos que atendem os 'requisitos fundamentais' dentro de padrões estabelecidos.

A saber: um roteiro diferenciado, cavalos sadios e preparados para a atividade, guias treinados, arreamento em boas condições hospedagem e alimentação adequadas. Se algum destes itens não estiver de acordo, não adianta termos os demais por melhor que sejam e esta é a grande dificuldade. Principalmente considerando-se que é uma atividade que gera pouco resultado financeiro.

Nesse texto destaco alguns desses destinos que visitei e não consegui viabilizar uma cavalgada. 

Cavalgadas na Bahia - Chapada e Costa do Cacau Paulo Junqueira aborda no artigo da semana sobre a dificuldade em organizar um novo destino para viagens a cavalo

Chapada DiamantinaChapada Diamantina

Em 2005 fui a Chapada Diamantina, maior chapada do Brasil. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é famoso por suas grutas, cavernas, cânions, piscinas naturais e algumas das mais altas cachoeiras do país, que caem de elevações de pedra monumentais.

Primeiramente, fui de Salvador para Lençóis, maior e mais estruturada cidade da região. A fazenda e a tropa do então prefeito Luiz Augusto foram a base da cavalgada. Já no primeiro dia fomos ao Morro do Pai Inácio, principal cartão postal da Chapada, saímos cedo da fazenda e chegamos no final da tarde em tempo para ver o belo pôr do sol.

Logo, nos dias seguintes, nosso roteiro contornou o Parque e incluiu Mucugê, Andaraí, Ibicoara, o Vale do Capão e o Vale do Pati. Uma parte fizemos a cavalo e outra de carro. As atrações são espetaculares e sem dúvida é um destino incrível para se conhecer a cavalo, porém não consegui organizar uma tropa que atendesse os padrões mínimos de qualidade e segurança.

Cavalgadas na Bahia - Chapada e Costa do Cacau Paulo Junqueira aborda no artigo da semana sobre a dificuldade em organizar um novo destino para viagens a cavalo

Itacaré 2009 - Foto: Paula da SilvaCosta do Cacau

Do mesmo modo, outra região que visitei na Bahia foi a Costa do Cacau. Em excelente localização, entre Ilhéus e Itacaré, de frente para praia, uma grande fazenda com criação de Appaloosa me esperava. Nesta viagem (em 2009) a renomada fotografa internacional Paula da Silva me acompanhou para fazer imagens para publicações internacionais.

Definitivamente, essa cavalgada tinha tudo para dar certo: boa tropa, hospedagem e alimentação, excelente roteiro que incluía praias paradisíacas, fazendas de cacau, trilhas em matas e o rio de Contas, que nasce na Serra da Tromba lá na Chapada Diamantina.

Em vários dias, lembramos durante a cavalgada trechos de livros de Jorge Amado, mas infelizmente depois de um curto período a cavalgada não pode mais ser realizada.

Cavalgadas na Bahia - Chapada e Costa do Cacau Paulo Junqueira aborda no artigo da semana sobre a dificuldade em organizar um novo destino para viagens a cavaloItacaré 2019