notícias / Esportes

FINAL EKIP ROZETA: RODEIO DA EXPOLONDRINA MAIS UMA VEZ FOI HISTÓRICO

Agência PrimeComm 14/04/2022 14h01

FINAL EKIP ROZETA: RODEIO DA EXPOLONDRINA MAIS UMA VEZ FOI HISTÓRICO

O Rodeio da Expolondrina realizado de 07 à 10 de abril sediou a Final Nacional da Copa Wrangler Ekip Rozeta, encerrando com chave de ouro a 10ª edição do campeonato que é um dos principais do Rodeio brasileiro. A Final Nacional da Ekip Rozeta concluiu o ranking que havia se iniciado ainda em 2020, antes da pandemia. 

Esta foi a primeira vez que a Ekip Rozeta esteve presente no Rodeio da Expolondrina, considerada como a maior exposição agropecuária da América Latina. O evento que comemorou 60 anos de história foi realizado pela Sociedade Rural do Paraná em parceria com a Diverti Eventos e mais uma vez com sucesso total e recorde de público. 

"Foi uma grande honra para a Ekip Rozeta poder realizar sua 10ª Final Nacional na Expolondrina. Agradecemos ao presidente Antônio Sampaio e toda a diretoria da Sociedade Rural do Paraná, além do Gui Marconi, Rodrigo Valério, Douglas e todos da Diverti pela confiança e a oportunidade de realizar esta etapa decisiva do nosso campeonato no evento," disse Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta. 

Moraes explica que antes do início da pandemia já haviam sido realizadas etapas válidas para a Temporada 2020 que teve sequencia nas "lives" mesmo com o cancelamento dos eventos nos dois anos seguintes. "Como vivemos dois anos de incertezas acabamos não realizando uma Final Nacional para definir o Campeão da Temporada, mas tivemos esta grande oportunidade em Londrina", concluiu ele. 

Referência quando o assunto é público apaixonado pelo esporte, o Rodeio da Expolondrina mais uma vez fez história. O público da cidade e região lotou as arquibancadas nas quatro noites de competições vibrando do início ao fim com cada montaria, reconhecendo o trabalho dos competidores, tropeiros e demais profissionais que proporcionaram um verdadeiro espetáculo. 

Na noite de sexta-feira, 08 de abril a Final Nacional da Copa Wrangler Ekip Rozeta também viveu outro momento histórico ao receber a visita do presidente da república Jair Bolsonaro. Em visita a Expolondrina Bolsonaro assistiu algumas montarias e fez questão de entrar na arena para saudar o público, marcando o primeiro Rodeio do Brasil além de Barretos a receber o atual presidente. 

CÁSSIO DIAS BARBOSA É O NOVO CAMPEÃO NACIONAL DA EKIP ROZETA 

Foram quatro noites de competições onde os "meninos de camisa preta" da Ekip Rozeta se dedicaram ao máximo em busca do título do Rodeio da Expolondrina, uma fivela muito almejada por todos devido a importância do evento. Além disso também estava em jogo o título de Campeão Nacional da Copa Wrangler Ekip Rozeta, disputado pelos competidores que estavam nas primeiras posições do ranking. 

Mesmo caindo no Round Final, Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales-MG) teve um fim de semana espetacular parando em quatro dos cinco animais que montou confirmou seu favoritismo fechando o ranking da Temporada em primeiro lugar após a somatória de todas as etapas realizadas. O jovem fenômeno conquistou sua primeira fivela de campeão nacional coroando a grande fase que vem atravessando nos últimos anos com dezenas de vitórias e grandes montarias. 

"Eu sonhava em ser campeão nacional da Ekip Rozeta desde que era pequeno. Em 2020 iniciei o ano muito bem, daí veio a pandemia que cancelou os Rodeios e adiou um pouco este sonho, mas continuei motivado, focado, montei bem nas Lives, somei pontos e sabia que este momento iria chegar. Poder receber esta fivela na arena da Expolondrina com este público apaixonado, com certeza ficará marcado para sempre em minha vida," declarou o competidor de 20 anos de idade. 

Já com a fivela de Campeão Nacional garantida, Cássio Dias Barbosa retornou a arena para o Desafio do Bem em prol ao Hospital de Câncer de Londrina onde montou o touro Metralha (Cia. Big Boi). A montaria que despertou a atenção do público foi o reencontro do duelo de duas semanas antes quando o touro derrubou o competidor antes dos oito segundos na arena de Colorado e ambos proporcionaram a cena de maior repercussão do Rodeio em 2022. Desta vez o mineiro suportou os oito segundos e foi celebrado de pé pelo público presente. 

Outro premiado na noite foi o paranaense Alex Trindade (Nossa Senhora das Graças-PR) que conquistou o título de Melhor Estreante da Copa Wrangler Ekip Rozeta. A Temporada que se iniciou em dezembro de 2019 contou com 23 eventos antes da Final Nacional, incluindo Rodeios com a presença de público e as "Lives" durante a pandemia. 

Com uma verdadeira seleção de touros do Curral de Elite do Paraná a competição foi em alto nível e os competidores escalados para a Final Nacional superaram as boiadas registrando 63% de paradas, porcentagem muito acima da média. Em 58 das 91 montarias realizadas no Rodeio da Expolondrina os competidores suportaram os oito segundos, o que demonstra o "apetite" por títulos que eles estavam no evento. 

No domingo, com a casa lotada foi definido também o Campeão do Rodeio da Expolondrina e da 10ª Final Nacional da Ekip Rozeta. Somando 439,00 pontos Assyrio José Dias (Sertanópolis-PR) conquistou a fivela diante de uma grande torcida já que sua cidade é vizinha de Londrina e estreou com o pé direito no campeonato. O paranaense é uma das jovens promessas para a Temporada 2022 da Copa Wrangler Ekip Rozeta. 

O pódio da etapa final se completou com Sebastião Moreira (Pedra Preta-MT) em segundo lugar, Luiz Humberto de Souza (Ipaussu-SP) em terceiro, Phablo Garajal (Iguatemi-MS) em quarto e Cássio Dias Barbosa que ficou em quinto no evento. Pelo Curral de Elite a Cia. Big Boi - Rodrigo Maia e a Cia. Tércio Miranda empataram como Melhor Boiada e a média de 43,82 pontos, enquanto Sem Mistério (Tércio Miranda) venceu como Melhor Touro marcando média de 45,75 pontos. 

Após concluir mais uma temporada, o presidente da Ekip Rozeta deixa um agradecimento à todos do staff do campeonato, aos profissionais e empresas que atuaram nas etapas, ao parceiros e patrocinadores que estiveram junto mesmo nestes dois anos praticamente sem Rodeio com público e em especial as comissões organizadoras que não deixaram de acreditar na Copa Wrangler Ekip Rozeta. 

"Quero agradecer a cada um que ajudou a realizar e concluir essa temporada desafiadora, que começou com grandes expectativas, atravessou a pandemia e veio ser encerrada em um momento de esperança, onde os eventos mostram que estão voltando com força total. Foi difícil, foram meses de muita luta e incertezas, mas não deixamos de acreditar e concluímos a 10ª edição do nosso campeonato, que além de histórica ficará marcada pelos desafios enfrentados", finalizou Enrique Moraes