Eventos

A poucos dias para Expoacre, Parque de Exposições passa por vistoria

A poucos dias para Expoacre, Parque de Exposições passa por vistoria

Por: Viola Show I Fonte: G1 - Ribeirão Preto - SP

22/07/2014

Equipe se reuniu com órgãos de segurança para vistoriar local do evento. Estima-se um público circulante de 300 mil pessoas durante as nove noites.
A equipe organizadora da Expoacre 2014 reuniu-se com representantes dos órgãos de segurança pública do Estado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco para realizar a vistoria da área interna do local e falar sobre o andamento do evento. A Feira de Agronegócios é realizada em Rio Branco de 26 de julho a 3 de agosto e estima-se um público circulante de 300 mil pessoas durante as nove noites."Como a gente tem essa alteração de ambientes de ano para ano, essa vistoria é feita aqui para que todos possam se familiarizar com os espaços da Expoacre", explica Nena Mubarac uma das principais organizadoras da Expoacre. "Junto com as equipes de segurança, a gente vai tentando fortalecer a convivência aqui dentro", completa.Nena acredita que mais de 500 expositores participem da feira, entre vendedores ambulantes, que somam 150 cadastrados na Associação Comercial para trabalhar no parque, boxes de alimentação, grandes restaurantes, artistas e empresários  da indústria. "Do pipoqueiro ao leiloeiro, a gente tem aproximadamente 500 pessoas mostrando seu trabalho aqui e fazendo a exposição de algum produto", ressalta.Além dos estandes de produtos, importantes órgãos e instituições públicas também estarão presentes no parque. "Como trabalhamos com shows e ambientes de exposições a gente também trabalha com as estruturas públicas. Teremos o Juizado da Infância e da juventude,  o Ministérios Público do Estado, inclusive com a central de apoio às relações de consumo para que a gente possa tentar resolver todas as questões entre consumidor e fornecedor aqui dentro", garante.

Espaço Fazendinha
No Espaço Fazendinha, reservado para os produtores rurais, com exposição de peixes e produtos da terra, como os biscoitos de goma Cruzeiro do Sul, queijos e doces, este ano celebra o Ano Internacional da Agricultura Familiar. De acordo com o secretário de Agropecuária e um dos organizadores da Expoacre, Mamed Dankar, a programação deste ano é diferenciada.

"A gente vem ao longo dos anos aprimorando e neste ano teremos o restaurante rural, demonstração de agricultura irrigada, a parte de pequenos animais, aves, peixes, além da feirinha de horticultura, que estará aberta desde às 4h da manhã. Vamos mostrar tudo o que a gente produz por aqui na região, nosso sistema de produção sustentável", comenta.

Segurança
Para garantir a segurança dos visitantes da feira, a cada noite em  média 120 policiais militares estarão a serviço  dentro ou no entorno do Parque de Exposições.  Segundo o comandante geral da PM do Acre, coronel José Anastácio, uma escala extra foi criada para que não haja redução de efetivo na cidade. "Essa escala extra é feita para garantir que as regionais continuem trabalhando normalmente, as operações em andamento permaneçam sendo executadas e as pessoas que estão nos bairros não sejam prejudicadas", explica.Além disso, uma delegacia de Polícia Civil será montada no parque com a estrutura necessária para possibilitar que qualquer procedimento, como lavrar flagrantes e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), seja realizados no local. "Verificamos ano passado que havia a necessidade de ter a delegacia funcionando com efetivo da Policia Civil, delegado, escrivães e agentes de polícia todos os dias da feira", explica o secretário de Polícia Civil Emylson Farias.

Trânsito
De acordo com o comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran) do Acre, major Márcio Alves,  um policiamento ordinário será realizado nos bairros e nas rodovias AC 40  e AC 10, pelo pelotão rodoviário, tendo em vista o grande número de pessoas do interior que se deslocam para a capital para prestigiar o evento.

Um  planejamento estratégico para a manutenção da fluidez no trânsito, em especial nas noites em que haverá grandes shows, quando se espera um público maior, foi realizado juntamente com a RBTrans."Fizemos o mapeamento dos locais onde deverão ocorrer tanto o policiamento como a fiscalização e todas as interdições necessárias com atenção. Nós teremos as rotatórias que, de acordo com a intensidade do fluxo, poderemos ou não interditar, para manter o controle ", afirma.

O major alerta para o consumo de bebida alcoólica por parte dos condutores dos veículos. "Com relação ao consumo de bebida alcoólica na condução de veículo automotor estaremos fiscalizando de forma rigorosa tanto com a Operação Álcool Zero como com o policiamento ordinário nas proximidades do parque", afirma.

Publicidade