notícias / Eventos

5º Barretos Muar do Sertão: infraestrutura oferecida pelo Parque do Peão é única no país

Dani - Viola Show | Fonte: Phábrica de Ideias 18/10/2018 12h00

5º Barretos Muar do Sertão: infraestrutura oferecida pelo Parque do Peão é única no país

Créditos: Diego Rodrigues

Terminou neste domingo, dia 14, o 5º Barretos Muar do Sertão, que reuniu criadores de muares de todo o País em um evento que valoriza a tradição e a cultura sertanejas.

O ponto alto do evento segundo os próprios participantes é a infraestrutura oferecida pelo Parque do Peão para hospedagem dos muladeiros, suas famílias e animais e também para a realização das provas. Segundo o diretor de Relações Públicas da Associação Os Independentes, Emílio Carlos dos Santos, os elogios foram unânimes. "Desde os banheiros com ar condicionado que amenizam as altas temperaturas registradas neste mês de outubro, até a disponibilidade de pontos de energia, água, a limpeza do local, ruas pavimentadas e as áreas gramadas para a realização das provas. Os participantes alegam que é uma estrutura única no país", conta Kaká.

Ainda segundo o diretor que também atua na organização do encontro de muladeiros, o evento é jovem e tem muito a crescer. "Nada nasce grande e nós estamos empenhados em transformar o Barretos Muar do Sertão no maior do país. Além da estrutura, muito elogiada, a localização geográfica de Barretos também é um ponto muito positivo", disse.

Os principais criadores e animais estiveram no encontro. Segundo Chico Melo, que também é da Associação Os Independentes e atua na organização do encontro, o Barretos Muar do Sertão recebeu muar avaliado em R$ 300 mil. "Nós sabemos que essa estimativa de preço é apenas especulação, porque os criadores não vendem seus animais, porém é uma mostra da importância do nosso evento para o setor e o quanto ele tem atraídos grandes muladeiros", afirmou Melo.

Toninho Peró, de Nazaré Paulista/SP, é um dos principais nomes entre os criadores de muares do país e participou de todas as edições do evento trazendo seus principais animais, entre eles o Falcão do Peró e o Faisão do Peró, que o acompanhou na Prova de Marcha Social, categoria Patrão.

A data da 6ª edição do Barretos Muar do Sertão será anunciada em breve.