notícias / Eventos

Parque do Peão de Barretos tem dois milhões de metros quadrados

Viola Show I Fonte: Cavalus 09/07/2019 10h00

Parque do Peão de Barretos tem dois milhões de metros quadrados

Parque do Peão de Barretos tem dois milhões de metros quadrados

Imagine um espaço gigantesco em que, ao entrar, te possibilita viver um mundo imenso de cultura, esporte e entretenimento. Em uma cidade como Barretos, interior de São Paulo, com cerca de 150 mil habitantes (a capital, por exemplo, tem mais de 12 milhões), possuir um local como o Parque do Peão não é apenas sediar eventos, mas fazer parte do dia a dia dos moradores e visitantes.

O Clube Os Independentes lançou a primeira Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos em 1956. Em 2019, serão celebrados 64 anos dessa história. Porém, antes realizadas no Recinto Paulo de Lima Corrêa, dentro da cidade, somente em 1985 as Festas passaram para o Parque do Peão. O local foi projetado por Oscar Niemeyer há 34 anos e hoje mais de um milhão de pessoas circulam por lá (na arena cabem cerca de 50 mil).

Mas se você nunca foi a Barretos, muito menos à Festa do Peão ou visitou o Parque do Peão, saiba que há muito mais para conhecer!

Parque do Peão de Barretos

No Estádio de Rodeios cabem 50 mil pessoas sentadas. Foto: André Monteiro


Dama - Em 2005, Os Independentes adquiriu uma área de cerca de 720 mil metros quadrados anexa ao Parque do Peão, ampliando o complexo para maior comodidade e segurança do público. Com esta aquisição, o empreendimento passou a ter dois milhões de metros quadrados de área, tornando-se o maior parque de exposições e eventos do Brasil.

Feira Comercial - Barretos tem uma profusão de cheiros, cores e sabores, que ficam explícitos na Feira Gastronômica. Local que reúne desde marcas consagradas do Fast Food, até os mais artesanais pratos e bebidas, preparados na hora. Na feira comercial é possível também encontrar artigos dos mais diversos produtos ligados à moda e a cultura country.

Administração - Funcionando durante todo o ano, a administração do Parque do Peão se fortalece com contratações extras durante a Festa. É o 'coração' da organização, sendo responsável por toda a logística interna do local e pelo suporte ao funcionamento do evento.

Parque do Peão de Barretos

Desse ângulo, conseguimos ver o espaço dedicado à feira comercial. Foto: Cedida


Credenciamento - A estrutura do departamento de credenciamento do Parque do Peão passou por uma grande reforma em 2016 para tornar o atendimento mais ágil durante os grandes eventos que acontecem no complexo.

O espaço é climatizado e tem capacidade para receber até 120 pessoas sentadas.  São 25 guichês para atendimento, que passa a ser feito através de senhas. Foram construídos também banheiros masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais.

Bilheterias - Equipadas com sistemas informatizados e profissionais experientes, as bilheterias do Parque do Peão são fixas e estão estrategicamente localizadas para oferecer conforto, praticidade e segurança aos visitantes.

Credenciamento Camping - Um setor exclusivo para atendimento dos turistas que se hospedam no camping também foi criado. Ambiente climatizado e atendimento através de senhas eletrônicas. Conforto e agilidade para o público.

O Camping é o local dentro do Parque para quem deseja se hospedar lá dentro durante os dez dias de Festa. Em uma área cercada e com toda infraestrutura necessária como pias, pontos de energia, banheiros equipados com chuveiros, iluminação própria e segurança, o Camping oferece conforto a grupos de amigos, famílias e a todos aqueles que curtem alojar-se em barracas ao ar livre.

O ingresso para o Camping dá direito ao acesso ao Parque do Peão, incluindo Feira Comercial, palcos de shows, Feira Gastronômica e ao Estádio de Rodeios. A área total é dividida em três setores: solteiros, casados e provas. E pode receber até 15 mil pessoas.

Parque do Peão de Barretos

Camping. Foto: MaCamp


Pronto Atendimento Unimed - Durante os eventos oficiais realizados pela Associação Os Independentes os visitantes têm à sua disposição o Pronto Atendimento da Unimed para casos de urgência e emergência. Médicos e enfermeiros permanecem 24h no posto, que possui consultórios e salas para aplicação de medicação.

Uniodonto Centro Odontológico - Como parte das comemorações do aniversário de 62 anos de fundação, Os Independentes inauguraram em julho de 2017 o Centro Odontológico Dr. Luiz Agostinho da Silva Brandão, no Parque do Peão. A unidade de atendimento tem parceria com a Unimed Odontologia, Centro Universitário UNIFEB e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD.

Durante todos os eventos promovidos por Os Independentes, o centro odontológico atende gratuitamente turistas em casos de urgência e emergência. O local é dotado de quatro consultórios totalmente equipados e com a atuação de profissionais capacitados para os atendimentos que alcançam também os competidores do rodeio.

Heliponto - O trafego aéreo é intenso no período da Festa do Peão de Barretos e, por isso, o Parque do Peão é equipado com dois helipontos homologados pelo Departamento de Aviação Civil. Além da utilização de helicópteros para transporte de passageiros, os equipamentos são utilizados para voos panorâmicos e fotos aéreas.

Parque do Peão de Barretos

Hípica do Parque do Peão. Foto: Campeonato Barretos


Casa dos Artistas - Recebendo os componentes dos grupos, duplas e artistas dos muitos shows realizados durante a Festa, a Casa dos Artistas abriga um conjunto de camarins com toda a estrutura de atendimento e conforto que os astros merecem.

Souvenirs - Para que cada um dos visitantes possa levar uma lembrança da maior festa de peão do mundo, uma completa estrutura de lojas de souvenirs oficiais é montada, oferecendo preços compatíveis e os mais variados produtos.

 Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros - Uma parceria com o Governo do Estado permite que as muitas equipes de policiamento civil, militar e corpo de bombeiros atuem dentro de todas as áreas do Parque do Peão com planejamento prévio e infra-estrutura de delegacias fixas e unidades móveis.

Parque do Peão de Barretos

Vista aérea do Parque do Peão, projetado por Oscar Niemeyer. Entre outros, consegue-se ver estádio de rodeios, estacionamentos e áreas comerciais. Foto: cedida


Hípica - Uma estrutura para receber os animais das provas cronometradas e servir como palco para as competições classificatórias, a Hípica do Parque do Peão abriga durante o ano todo os mais diversos eventos hípicos. Em uma das promessas do ano passado, Os Independentes fizeram a cobertura da Hípica do Parque do Peão. São cinco mil metros quadrados de cobertura metálica.

Monumentos - Você pode encontrar o Monumento ao Peão; 27 metros de altura que homenageia o Peão de Boiadeiro; Memorial do Peão, museu que conta a história do rodeio no Brasil e também da Associação Os Independentes; Boi Bandido, uma estátua que eterniza o touro mais temido da história do rodeio e que marca o local onde o animal foi sepultado; Monumento ao Cavaleiro das Américas, uma reprodução do jornalista Filipe Leite e seus três cavalos, que percorreram mais de 16 mil quilômetros em uma viagem que durou mais de dois anos; o Estádio de Rodeio, maior arena do país com capacidade para receber mais de 35 mil pessoas sentadas; entre outras diversas opções.

Rancho Assessoria de Imprensa - Estrutura para servir de base operacional aos profissionais da imprensa nacional e internacional, o Rancho da Assessoria de Imprensa conta ainda com uma equipe de atendimento pronta para auxiliar em todos os perfis de veículos de comunicação. Ao lado, tem o Escritório de Rodeio, onde os competidores têm acesso a todas as informações e apoio para a competição. Assim como a Veterinária, que cuida dos animais de provas e também orienta os competidores das cronometradas.

Memorial do Peão. Foto: Independentes


Berrantão - O Centro de Lazer e Eventos 'Berrantão' tem 3005 metros quadrados de área coberta, ar condicionado central e equipada com palcos, camarotes, cozinha, bares, sanitários e camarins. É a casa de eventos do Parque do Peão, onde acontecem os mais populares bailes e encontros musicais.

Almoxarifado - São 1155 metros quadrados que abrigam uma estrutura setorizada e organizada. No almoxarifado é onde ficam armazenados todos os materiais usados durante os eventos atuando como uma central de abastecimento para todos os setores. Durante o ano o local é responsável pela organização e manutenção de tudo que o Parque do Peão precisa para manter-se em funcionamento, além de abrigar o refeitório destinado aos colaboradores.

Atendimento ao Turista - Facilitando o trabalho das milhares de agências de viagens que organizam excursões para Barretos, o Departamento de Atendimento ao Turista atual diretamente no fornecimento de informações e turismo receptivo.

Parque do Peão de Barretos

Parque do Peãozinho


Ranchos - O Parque possui 42 ranchos, que são uma festa à parte durante os 11 dias do evento. Rancheiros, familiares e convidados VIPs divertem-se ao som de música sertaneja, country e comida típica. Os eventos são organizados pelos proprietários dos espaços e por isso o acesso é restrito a convidados.  Festas famosas são realizadas ao longo do evento, assim como coletivas de imprensa e almoço dos patrocinadores.

Rancho do Peãozinho - Um dos espaços mais visitados e mais importantes, que ocupa atualmente uma área de 35 mil metros quadrados e leva a família toda para uma programação diferenciada. Foi criado em 1987, principalmente para as crianças, com atrações diversas e que têm como lema 'a diversão para a educação.