notícias / Música

7 DE OUTUBRO DIA DO COMPOSITOR - CONHEÇA ALGUNS COMPOSITORES DE MUSICAS SERTANEJAS

Rodeo West 07/10/2020 14h46

7 DE OUTUBRO DIA DO COMPOSITOR - CONHEÇA ALGUNS COMPOSITORES DE MUSICAS SERTANEJAS

Anualmente, o dia do compositor é comemorado na data de 7 de outubro como uma homenagem aos criadores de letras e melodias capazes de encantar o público. Para quem gosta de sertanejo, elaboramos uma lista com os principais compositores desse gênero.

Dia do compositor: origem da celebração

dia do compositor em nível mundial é celebrado em 15 de janeiro, no entanto, a comemoração nacional se dá em 7 de outubro. A origem da data brasileira de homenagem ao compositor remonta a 1948, tendo como seu responsável o cantor e compositor Herivelto Martins. 

Na década de 1940, ele fundou e integrou a União Brasileira dos Compositores (UBC), sendo um nome de grande relevância para o reconhecimento da profissão. Na lista de composições de Herivelto estão "Saudosa Mangueira", "Acorda Escola de Samba" e "Praça Onze". 

Conheça alguns compositores de músicas sertanejas

Se você é fã de música sertaneja,certamente vai querer celebrar os compositores responsáveis pelos grandes sucessos desse gênero. A seguir, apresentaremos alguns nomes que entraram para a história do sertanejo, assim como outros que estão se consolidando atualmente como compositores de grandes sucessos. 

Teddy Vieira

Um dos compositores mais relevantes da música sertaneja, Teddy Vieira é o responsável por sucessos como "Couro de Boi", "O Menino da Porteira", "João de Barro", "Pagode em Brasília", entre outros. Ele nasceu em Itapetininga, São Paulo, em 1922 e descobriu aos 18 anos de idade que tinha talento para compor. 

Com apenas 22 anos de idade, passou a trabalhar na gravadora Columbia, onde se tornou diretor artístico. Até hoje, as músicas de Teddy são muito tocadas e emocionam os nomes que estão chegando ao universo sertanejo. Uma curiosidade é que ele também era violeiro. 

Renato Teixeira

Cantor e compositor, Renato Teixeira é um dos nomes mais respeitados no circuito sertanejo e não é para menos, ele é o autor de canções emblemáticas como "Romaria", "Tocando em Frente" (parceira com Almir Sater) e "Frete" (hit que tocava na abertura da série "Carga Pesada", da Rede Globo). O artista sempre que pode ressalta o seu amor pela música caipira raiz. 

Zezé di Camargo

Ao lado do irmão Luciano, Zezé di Camargo é um dos cantores sertanejos mais famosos do Brasil, porém, além de sua voz inconfundível, o artista também é reconhecido como compositor de grandes sucessos. Inclusive, antes de conseguir emplacar como cantor ele trabalhou compondo canções para outras duplas, como Chitãozinho e Xororó, Gian e Giovani, além de Crystian e Ralf.

Uma das canções mais tocadas e conhecidas do sertanejo romântico é de autoria de Zezé, a bela "É o Amor". Outras composições de sucesso do sertanejo são "Me Dê Um Sinal", "Gostoso Pecado", "Amiga" e "Outra Chance Nunca Mais". 

Sorocaba

Aparecendo constantemente na lista de compositores que mais arrecadam no ECAD, Sorocaba faz dupla com Fernando Zor. Além de compor canções para seu próprio repertório, ele é o responsável por hits de outros artistas, como Luan Santana. Para se ter uma ideia do potencial de faturamento das canções de Sorocaba, basta mencionar que ele já ultrapassou a arrecadação de Roberto Carlos.

Compondo desde os 13 anos de idade, ele se especializou em fazer hits que podem ir de músicas divertidas até canções românticas para sofrer por aquele amor perdido. Na sua extensa lista de composições de sucesso aparecem: "As Mina Pira", "Madri", "To Passando Mal", "Livre", entre outras. Quando perguntam a Sorocaba sobre a sua inspiração, ele diz que gosta de falar sobre coisas do dia a dia, no começo da carreira seu foco era a natureza e os animais. 

Luan Santana

Com uma fama que ultrapassa os limites das fronteiras brasileiras, Luan Santana está sempre figurando na lista de principais compositores sertanejos da atualidade. Ele foi considerado um dos dez maiores compositores brasileiros da última década, tendo emplacado um número significativo de hits nas rádios e plataformas digitais.

Algumas das canções compostas por Luan que emplacaram na última década são: "Te Vivo", "Acordando o Prédio", "Incondicional", "Cê Topa?", "Quando a Bad Bater" e "Escreve Aí". 

Marília Mendonça

Quando o assunto é músicas country e sertanejas de grande sucesso dos últimos anos, não tem como não pensar em Marília Mendonça, a rainha da sofrência é também a rainha dos hits nas principais paradas. A cantora começou a se dedicar a compor aos doze anos e, ainda na adolescência, já tinha grandes sucessos emplacados na voz de nomes consolidados do setor. 

Alguns dos sucessos compostos por Marília são "Cuida Bem Dela" (parceria com Maraisa, Juliano Tchula e Daniel Rangel), "É Com Ela Que Eu Estou" (parceria com Juliano Tchula, Hugo Del Vecchio e Frederico Nunes), "Muito Gelo e Pouco Whisky" (parceria com Hugo Del Vecchio, Juliano Tchula e Frederico Nunes), "Infiel", entre outras.