Agronegócio

Cana: O momento é de otimismo, com um cenário muito melhor do que nos últimos cinco ou seis anos

O momento é de otimismo, com um cenário muito melhor do que nos últimos cinco ou seis anos

Por: Dani - Viola Show | Fonte: Cana Online - Ribeirão Preto - SP

02/09/2016

Não há dúvidas. A Fenasucro & Agrocana 2016 foi a feira da retomada. Esta é a opinião de Paulo Gallo, presidente do Ceise Br. Para ele, houve uma evidente melhoria no ânimo das pessoas envolvidas com toda a cadeia produtiva sucroenergética."A expectativa é de uma recuperação da atividade econômica do setor, a se iniciar ainda em 2016. Ainda que comedido, o otimismo dos agentes nos leva a um cenário potencial muito melhor do que aquele ocorrido efetivamente nos últimos cinco ou seis anos."A feira deste ano, segundo Gallo, certamente foi a edição da retomada, por várias razões: 
- muitas unidades produtoras começam a fazer um planejamento de investimentos, que contempla manutenção de máquinas e equipamentos, 
- usinas e produtores deverão expandir sua produção, movidos pela alta recente de preços de etanol e açúcar, inclusive nas negociações de mercados futuros.Em que pesem ainda as incertezas político-partidárias, há a percepção de que os mercados consumidores irão demandar e remunerar adequadamente os produtos produzidos pelo setor, incluindo a bioeletricidade. "O que se pode esperar, portanto, é, ao lado de uma reorganização das finanças de grande parte das usinas, a volta, ainda que gradativa, dos investimentos industriais e agrícolas, iniciando um novo ciclo positivo."Mas não é possível dimensionar quais segmentos serão, num primeiro momento, mais impulsionados pela recuperação do setor. Gallo também não tem dados do desempenho segmentado na feira. "Devido ao tempo muito curto desde o encerramento do evento, ainda não temos dados concretos para opinar a respeito do desempenho segmentado, mas as perspectivas estão boas para a maioria dos expositores que estiveram prestigiando a feira."

Publicidade