Esportes

Atual campeão mundial se aposentou em Colorado

"Eu não me importo pelo dinheiro que deixei de ganhar, me importa que não quero mais, já fiz a minha parte"

Por: Eugênio José - Ribeirão Preto - SP

26/03/2024

Talvez seja essa a notícia menos esperada dos últimos ano, a aposentadoria do atual campeão mundial pela PBR, Rafael José de Brito, durante a 48ª Festa do Peão de Colorado no Paraná.

Foram 10 dias de espera em um acampamento de trailers montando dentro do recinto de rodeios de Colorado, local escolhido por Rafael de Brito, para sua última montaria, sua aposentaria como competidor profissional.

A rotina era, trabalhar como laçador, sua nova função no rodeio, e confraternizar com os amigos, ali recebia profissionais e pessoas mais próximas, e muitos com o mesmo questionamento: Vai mesmo parar “Britinho”?

Sim, ali era a despedida. Essa era a reposta e, à medida que a segunda e principal semana da Festa do Peão de Colorado chegou, começaram as homenagens e, as lágrimas de Rafael José de Brito eram quase naturais.

O domingo chegou, após o meio dia Rafael estava na churrasqueira, conversando e assando carne para os amigos, sorrindo e brincando, mas é claro que a gente sabia que era questão de tempo para as lágrimas virem à tona.  

Chegou a hora da final e com andar lento, Brito se dirigiu para a arena, e fez o nome do pai ao entrar e pedindo pela última vez proteção como competidor.  

Na chegada ao fundo dos bretes a emoção tomou conta e conforme ia tirando os equipamentos de montarias, da bolsa, as lágrimas iam escorrendo no rosto.

Os amigos o cumprimentavam e ele chorava, porém, ele precisava de forças por mais oitos segundos e assim ele fez, vencendo seu último touro, “Terrra Samba” do Condomínio BRS.
Rafael De Brito, atual campeão mundial de montarias em touros se aposentou, se retirou definitivamente das arenas.    

Ao final conversei com ele sobre este momento

Eugênio José: Rafael embora eu saiba o porquê você está parando, o púbico não sabe. Você já tinha esse projeto de parar antes mesmo de ser campeão mundial? E verdade isso?
Rafael de Brito: Sim Eugênio, eu já havia comprado a passagem só de vinda para o Brasil, eu quase nem participei da final mundial, minha mãe e meus amigos pediram para eu ficar e fiquei, então isso já estava no meu coração, de abandonar o rodeio.

EJ: Você conquistou a tríplice coroa (campeão mundial, revelação do ano e campeão da PBR Finals), foi o único competidor a fazer isso. Porém, você foi também, o único campeão mundial a se aposentar antes de completar um ano do título, abrindo mão de ganhar muita grana com patrocínios e prêmios. Você está realmente disposto a pagar o preço?
RB: Sim, veio no meu coração que era hora de parar, sei que poderia faturar com patrocínios e receber integralmente todo meu prêmio de campeão mundial, mas, não vou arriscar mais fazendo algo que não quero, parei, abri mão dos patrocínios, do bônus de campeão mundial de tudo, quero ficar no Brasil e tocar minha vida. Meu nome está escrito na história e isso ninguém pode apagar, o dinheiro vai, mas a fivela estará na minha cinta o resto da minha vida.

EJ: Você não pensa em se arrepender e voltar a montar?
RB: Não! Quem viu, viu, quem não viu só por internet, Rafael de Brito encerrou hoje aqui em Colorado.

EJ: Você está deixando as arenas como competidor e se dedicando á uma profissão que está em ascensão que é o laçador de arena. Agora você é um autônomo, depende do interesse das festas no seu novo trabalho, antes todos queriam você, agora não será assim e ainda você vai ver seus amigos ganhando uma boa grana bem ali na sua frente, enquanto você estará praticamente como um assalariado, ganhando muito menos que os competidores. Isso não te incomoda.
RB: O fato de eu ter parado, não mexe na minha paixão que tenho pelo esporte, estou entrando em um campo que há caras muito mais renomados, experiente e mais preparado do que eu, tentarei ganhar meu espaço, sei que não serpa fácil. A eficiência e o nome do Rafael de Brito competidor é uma, como laçador, vou ter que provar a cada rodeio, mas não me importo sobre meu amigos ganharem bem e eu não, já tive minha vez, e agora quero apenas continuar seguindo minha paixão por rodeio laçando.

EJ: Porque Colorado? O que te levou a se despedir aqui?
RB: O Marcelo Sichieri, me fez esse pedido, Colorado sempre foi e sempre será um dos templos do rodeio brasileiro, o rodeio em touros do começou aqui, então acho que estou feliz e encerrar aqui, e para a história de Colocado também, outros campeões mundiais podem encerrar aqui também, mas o primeiro fui eu.

EJ: Você foi um peão realizado:
RB: Demais, sou grato a Deus, a minha família, os amigos que fiz o rodeio foi tudo para eu, e sou extremamente realizado. Gratidão é minha palavra ao rodeio. Formam 10 dias de espera em um acampamento montando dentro do recinto de rodeios de Colorado, local escolhido por Rafael de Brito, para sua última montaria.

Publicidade