Esportes

Bolfer Eventos organizou um rodeio para público apaixonado pelo esporte na EXPOINGÁ

Bolfer Eventos organizou um rodeio para público apaixonado pelo esporte na EXPOINGÁ

Por: Eugênio José - Ribeirão Preto - SP

22/05/2025

Com a realização da Sociedade Rural de Maringá e organização da Bolfer Eventos, por Alexandre Bolfer, terminou neste domingo, 18 de maio, o rodeio da 51ª EXPOINGÁ.
Com um público incrível, participativo e entendido de provas e montarias, o evento da EXPOINGÁ terminou com muita adrenalina e emoção na arena coberta, que teve os ingressos esgotados todos os dias em Maringá (PR).

Um detalhe relevante deste evento, que foi realizado em dois dias, é que não há programação de shows, somente montarias.
O evento realizou quatro modalidades: Team Roping, Cutiano, Três Tambores e Touros.

Com vinte e nove anos de atuação no mercado de organização de eventos e dezoito edições à frente da EXPOINGÁ, Alexandre Bolfer tem sido audacioso nos últimos anos ao realizar o evento sem bandeiras (Campeonatos).

“A EXPOINGÁ tem a sua própria bandeira e seu público seletivo; organizamos o evento para eles, o público, e, pelas arquibancadas lotadas e pela interação, acredito que o objetivo foi alcançado”, explica. “Trouxemos o melhor cavalo do Brasil na atualidade, o Ajax, da Cia Copa 90, melhor animal de Barretos e da CNAR em 2024. Trouxemos também a melhor boiada do Paraná na atualidade, que é a Cia Máfia do Boi, e convidamos competidores de diversos cantos do Brasil, com prioridade nos paranaenses que se destacam em todo o país.”
O grande campeão pela modalidade Touros foi Thiago Coelho, de Lobato, no Paraná. Ele entrou na disputa final em terceiro lugar na classificação. No sorteio original, ele montou o touro “Federal” da Cia Máfia do Boi, que bateu a anca nos bretes, dando a ele o direito de montar em outro animal.

“Você se concentra e gasta toda sua energia para pedir para abrir a porteira e, num piscar de olhos, tem que começar tudo de novo, porém, agora já cansado e com as energias gastas na montaria anterior”, relembra ele sobre a situação. “O outro touro (Contratempo) era um animal qualificado, pulador, eu sabia que, se o vencesse, tinha, sim, chances de ser campeão.”

“Sim, você escuta a multidão gritando durante os oito segundos. É realmente vibrante a participação do público”, lembra. “Ano passado estive muito perto de ficar com o título, faltou pouco, e este ano chegou a minha vez. Estou feliz por agora ser o campeão desse evento tão renomado no Paraná.”

Classificação Final – Touros

  1. Thiago Coelho, Lobato (PR) – 175,50
  2. Douglas Aparecido, Chapecó (SC) – 156,50
  3. Guilherme Costa, Itaguajé (PR) – 89,50
  4. Jonathan Martins, Presidente Castelo Branco (PR) – 89,25
  5. Maycon Douglas, Tapejara (PR) – 83,50

Melhor Touro: Alambique e Red Nex da Cia Máfia do Boi

Não tem como falar do Cutiano sem registrar a presença ilustre de Ajax, da Cia Copa 90, melhor animal de 2024 em Barretos, melhor animal do ano da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), e que não deixou por menos: venceu mais uma vez como melhor animal da EXPOINGÁ.

A vitória foi de Alex Marques, da cidade de Bilac, no interior de São Paulo, que foi o único a vencer seu animal na final e ficou com o título. Esta foi a primeira vez do competidor na arena de Maringá.

Classificação Final – Cutiano

  1. Alex Marques, Bilac (SP) – 162,75
  2. Lucas Batista, Abatiá (SP) – 84,50
  3. Osmir de Moraes, Cornélio Procópio (PR) – 83,00
  4. Carlos Fredich, Santa Helena (PR) – 82,50
  5. Carlos Lemes, Itaporanga (SP) – 82,00

Melhor Animal: Ajax, Cia Copa 90, do Padeiro

Três Tambores

A prova feminina dos Três Tambores sempre recebe atenção especial do público. É, com certeza, a modalidade com a qual o público mais se identifica, praticamente atuando junto com as competidoras a cada tambor contornado.

Bruna Bonfim vem se destacando nos Três Tambores e não deixou o favoritismo passar em branco, ficando com a fivela de campeã.

Classificação Final – Três Tambores

  1. Bruna Devechi Bonfim, Kodohickey – 30.463
  2. Julia Constantin Tribulato, Firewater Creek – 30.466
  3. Anna Carolina Egoroff Galli da Silva, St Granite Leo – 31.057
  4. Jhennyfer Oselame, Odin Famefire OFV – 31.755
  5. Manuela Agulho Cestari, Leo Wars – 31.801

Laço em Dupla

Foi uma longa competição, com duas semanas entre eliminatórias e finais, e o resultado não poderia ser diferente senão uma disputa acirrada da primeira à última laçada, com a vitória da dupla Zé Henrique, de Mandaguaçu (PR), e Felipe Moroti, de Nova Esperança (PR).

Resultado Final – Laço em Dupla

Modelo e Pit
Zé Henrique Franzini e Felipe Moroti
Neguinho Ferreira e Ferreira
Flavio Godoy e Igor Araújo
Rona Barlati e Raphael Leal

Publicidade