Eventos

Maringá FM completa 38 anos e lidera audiência apostando em tendências

Maringá FM completa 38 anos e lidera audiência apostando em tendências

Por: Dani - Viola Show | Fonte: U.Content - Ribeirão Preto - SP

07/02/2019

"Se estiver fazendo sucesso, a gente vai tocar". Esta frase do diretor geral do Grupo Maringá de Comunicação, Alexandre Barros, resume bem a premissa da Maringá FM, a rádio mais ouvida da cidade e a empresa que deu origem ao grupo. Ao longo de seus 38 anos de história, que completa neste mês de fevereiro, a rádio acompanhou a evolução da indústria fonográfica brasileira e sempre privilegiou os artistas mais populares de cada época. Quando nasceu, em 1981, a programação da emissora era composta basicamente por música pop e rock, estilos que reinavam nas paradas daquela década. Nos anos 1990, o pagode e o axé vieram com força total, e também ganharam espaço na rádio. Na mesma época, a música sertaneja ganhou o status de música popular e entrou na programação, para nunca mais sair - pelo menos até agora. Mas, mesmo a programação sendo predominantemente sertaneja, a Maringá FM não se prende a clichês. De acordo com Barros, a proposta da rádio nunca foi ter um estilo definido, mas ser uma emissora relevante para o ouvinte e estar sempre no topo da audiência. "A gente não se prende a preconceitos. Nós acompanhamos aquilo que a nossa faixa de público, que é o jovem adulto, tem por preferência em cada momento. Se uma música de outro estilo despontar, nós certamente vamos tocar. Isso vem dando certo e vamos continuar assim", revela. Show de solidariedade Se o público da Maringá FM gosta mesmo é de sertanejo, o megashow em comemoração ao aniversário da rádio não poderia tocar outro estilo. Zezé di Camargo e Luciano, ícones do universo sertanejo, e outras dezenas de artistas subirão ao palco da arena coberta do Parque de Exposições, no dia 24 de fevereiro, para celebrar 38 anos de sucesso da rádio junto das pessoas que, diariamente, ajudam a construir essa história: os ouvintes. O evento faz parte do calendário anual da cidade e é considerado o maior show solidário entre as rádios brasileiras. "É um presente para os ouvintes porque reúne alguns dos artistas mais amados em um único palco. Além disso, é um presente para Maringá, porque conseguimos ajudar projetos sociais importantes para a comunidade", diz a diretora artística da rádio, Jany Lima. A cada ingresso vendido, a emissora doa o valor referente a um quilo de alimento para as entidades atendidas pelo Provopar Maringá. A Maringá FM é certificada pelo projeto Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) pelas ações de combate à fome, e o Show de Aniversário é o principal responsável pelo reconhecimento - ao todo, já foram doadas cerca de 200 toneladas de alimentos a projetos assistenciais da cidade. Além de Zezé e Luciano, as atrações desta edição serão as duplas Maiara e Maraisa, Humberto e Ronaldo, Thiago e Graciano, Ciro Netto e Manuel, Lucca e Mateus, Day e Lara e Luiza e Maurílio. Os cantores Lucas Lucco, Gustavo Mioto, Naiara Azevedo, Gabi Martins, Israel Novaes, Matheus Marcolino, Manutti, Yasmim Santos e Vitor Maia também fazem parte do setlist. Anos dourados A Maringá FM tem 38 anos, mas seu DNA já tem quase 70, e se confunde com a própria história dessa cidade que se tornaria modelo de desenvolvimento e qualidade de vida. Em 15 de junho de 1950 entrou em operação a primeira emissora de rádio de Maringá, a Rádio Cultura AM. A transmissão foi feita de um quarto de madeira de 36 metros quadrados na Avenida Herval, e foi ouvida por meio de alto-falantes instalados ao longo da Avenida Brasil. Entre o time de locutores estava Aloysio Raphael Barros, também conhecido como Barrinhos. Anos mais tarde, em 1981, Barrinhos realizou o sonho de ter sua própria rádio, fundando a Maringá FM. Seu filho, Alexandre Barros, que cresceu em meio aos estúdios, é quem hoje comanda a emissora e o grupo que surgiu a partir dela, o Grupo Maringá de Comunicação, detentora das afiliadas da CBN e da Rádio Mix na cidade, além da GMC Eventos, oferecendo entretenimento de qualidade, informação e apoio social à comunidade. 

Publicidade