Eventos

Parque do Peão recebe melhorias para a 64ª Festa do Peão de Barretos

Um complexo de dois milhões de metros quadrados que é considerado o principal ponto turístico de Barretos

Por: Viola Show I Fonte: Cavalus - Ribeirão Preto - SP

24/07/2019

Para sediar com maestria a 64ª edição da maior festa do peão da América Latina, o Parque do Peão está recebendo melhorias. A Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto com rodeio, shows, entretenimento, feira comercial e muito mais.As reformas estão acontecendo dentro do Estádio de Rodeios com a construção de novos banheiros dentro da área da Pista Gold e ampliação dos banheiros do Camarote Brahma. A enfermaria dos competidores, localizada atrás dos bretes, também será ampliada."Estas são as obras que estão em andamento neste momento, mas temos sempre aprimorando o espaço para receber com qualidade nossos turistas e os profissionais do rodeio", disse Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.Os jardins floridos do Parque do Peão são foco constante de cuidado e renovação. Já são aproximadamente 50 mil mudas de diferentes espécies como sunpatiens, marigold, petúnia, girassóis, entre outras, espalhadas por canteiros e jardins, que estão recebendo a companhia de 20 mil orquídeas.A cada ano, milhares de pessoas de todo o Brasil - e de fora também aportam - na cidade para curtir um dos maiores espetáculos do planeta. Como impacto regional, segundo a assessoria de imprensa, em um raio de até 200 km, a Festa gera mais de R$ 200 milhões de movimentação na economia.Foto: André Monteiro
São gerados ainda com a Festa do Peão de Barretos, cerca de dez mil empregos diretos e indiretos, nas áreas de turismo, serviços gerais, limpeza, jardinagem e arborização, construção civil e segurança.Só em 2018, perto de um milhão de pessoas passaram pelo local nos 11 dias de festa. Mais de 100 shows foram realizados e 60 toneladas de equipamentos de som foram utilizados, superando o Rock In Rio e Lollapalooza.Indiretamente, a Festa de Barretos também movimenta comércio e serviços, além dos setores hoteleiro e imobiliário das regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, a 100 quilômetros de distância. Isso porque, a taxa de ocupação nos hotéis da cidade chega a 100%, 15 dias antes do evento.São quatro palcos, 300 lojas e restaurantes, estacionamento para 15 mil veículos, área de camping para 15 mil pessoas e estádio com capacidade para 35 mil fãs sentados. Tudo isso em uma área de dois milhões de metros quadrados.Segundo a organização, a Festa consome energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 18 mil habitantes. Para suportar a demanda, o parque conta com uma subestação e equipes preparadas para resolver qualquer tipo de problema 24 horas por dia.Fogos celebram a Festa no Parque do Peão de Barretos. Foto: Érico Andrade/G1/ArquivoMarca registrada da festa, o rodeio também tem números que surpreendem os visitantes. Ao todo, 600 peões de todos os lugares do Brasil e até de outros países disputam as montarias em touro e em cavalos, além de provas, como team penning, working penning e três tambores - a única em que a penas mulheres participam.
Para 2019, haverá classificação para rodeio milionário nos Estados Unidos, participação de competidores estrangeiros, premiação de quase R$ 1 milhão e comemoração dos 40 anos de rodeio em touros no Brasil. São alguns dos destaques da programação esportiva. As inscrições para as provas já estão abertas e competidores de todo o País já se preparam e estão ansiosos para pisar no 'solo sagrado' do rodeio brasileiro.A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde a primeira edição, realizada embaixo de uma de lona de circo, até hoje, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Atualmente com repercussão internacional, compõem o Calendário Mundial de peões de todos os cantos.O lançamento oficial acontece hoje, 24 de julho, na capital paulista. As cantoras Simone e Simaria serão homenageadas nessa oportunidade na casa de shows Villa Country. Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes, associação que organiza a Festa, entregará para a dupla o título de Embaixadoras 2019 do evento.Desde a criação do título em 2010, esta é a primeira vez em que mulheres assumem o posto de representantes do maior rodeio da América Latina. O lançamento contará com show de Felipe Araújo e convidados. Além de receber a homenagem, as coleguinhas também subirão ao palco. A festa é aberta ao público e terá a presença ainda de celebridades, competidores e profissionais do rodeio, além da diretoria de Os Independentes.

Publicidade