Eventos

Parque do Peão é reformado para receber 1 milhão de fãs do rodeio e sertanejo em Barretos, SP

Mais de 200 shows estão programados para a festa, que acontece entre 15 e 25 de agosto. Homenagens relembram os 40 anos da primeira montaria em touros no Brasil.

Por: Viola Show I Fonte: G1 - Ribeirão Preto - SP

30/07/2019

O Parque do Peão de Barretos (SP) passa pelos últimos ajustes para receber 64ª edição do maior rodeio da América Latina. A Festa do Peão de Boiadeiro acontece entre 15 e 25 de agosto, e a expectativa é receber 1 milhão de visitantes.Com tantos turistas, a organização precisou ampliar a quantidade de banheiros, passando de 900 para 1,2 mil. O complexo de 2 milhões de metros quadrados teve as ruas recapeadas e árvores plantadas nas áreas de camping. Os jardins também receberam cuidado especial, com o plantio de 70 mil mudas de flores.Para os competidores, as melhorias podem ser vistas na enfermaria, atrás da arena, e na hípica, onde são disputadas as seletivas das provas de Team Penning e Três Tambores, que foi coberta. A organização também entregará um novo espaço para aquecimento dos peões antes das provas.Mais flores e árvores foram plantadas no Parque do Peão de Barretos, SP — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV
"Estamos sempre criando coisas diferentes para que os novos visitantes se encantem e para aqueles que vêm todo ano possam ver as novidades que a gente produz. Desde uma queima de fogos diferente, no rodeio a gente traz os melhores peões, sempre tem surpresa boa. A expectativa é que a gente supere o ano passado", afirma Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.A organização da festa investiu na contratação de 400 seguranças particulares e instalação de 60 câmeras de monitoramento 24 horas por dia. Outros 150 brigadistas atenderão o público em casos de emergência. No total, foram gerados 12 mil empregos diretos e indiretos.Hípica foi coberta para seletivas das provas de rodeio no Parque do Peão de Barretos, SP — Foto: Valdinei Malaguti/EPTVShowsDurante os 11 dias de festa estão programadas mais de 200 apresentações nos quatro palcos espalhados pelo Parque do Peão. A grade conta com shows dos principais nomes do sertanejo brasileiro, como Fernando & Sorocaba, Cesar Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Simone & Simaria - as embaixadoras da festa - e Gusttavo Lima, que se apresenta nos dois sábados.Um dos principais shows da festa será comandado pelos "Amigos". Após 20 anos, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo voltam a cantar juntos no palco de Barretos. A apresentação da turnê "Amigos 20 anos - A História Continua" será em 23 de agosto.
"Quando soubemos que o projeto [AMIGOS] estava de volta, começamos a negociar para trazê-los. Eles também tinham interesse em tocar na festa, porque nas duas vezes que se apresentaram no rodeio foi recorde de público. Vai ser emocionante para todos nós relembrar aquela época e, com certeza, vamos lotar a arena novamente", conta o presidente, Ricardo Rocha.Luciano, Chitãozinho, Zezé Di Camargo, Leonardo e Xororó ensaiam para o projeto "Amigos 20 anos" — Foto: Fábio Tito/G1A programação extensa de shows alegra também os fãs de outros estilos musicais. O axé ficará por conta de Ivete Sangalo e Léo Santana. Kevinho e Dennis DJ comandam o funk. O pagode fica com Ferrugem. Mano Walter leva o forró de vaquejada e Alok, a música eletrônica. Aline Barros também faz apresentação especial para os fãs do estilo gospel."Barretos tem rodeio, mas na parte de shows se tornou um festival. Muita gente vem ao evento para assistir shows que não são sertanejos, porque gostam da infraestrutura que oferecemos e da forma como atendemos. Tentamos agradar todo mundo", diz Rocha.Este ano não haverá shows internacionais. O presidente explica que, devido ao sucesso do show em 2018, a ideia era trazer novamente a diva do country, Shania Twain. As negociações com o empresário da cantora canadense começaram logo ao final do show dela, porém Shania desistiu de fazer outra apresentação no rodeio de Barretos.Montaria em touros completa 40 anos na Festa do Peão de Barretos 2019 — Foto: Érico Andrade/G1/ArquivoEntre os precursores da montaria em touros no Brasil, Tião Procópio receberá homenagem especial da organização: o título "Gigante da Arena". Segundo Abud, o ex-competidor e atual juiz de rodeio foi escolhido pelo clube Os Independentes, porque foi fundamental na história do rodeio brasileiro e representará todos os outros peões.Durante o evento, a organização também entregará uma nova estrutura que será destinada ao aquecimento e preparo dos competidores antes das provas. Nomeada de "Casa dos Gigantes", o espaço tem 320 metros quadrados e conta com sala de fisioterapia, banheiros, uma copa e cozinha."Será o camarim dos peões. Eles terão o mesmo espaço que os artistas musicais têm", explica o presidente, Ricardo Rocha.

Publicidade