Cultura

Catira

Catira

Por: Viola Show - Ribeirão Preto - SP

19/05/2014

"Eu comparo a mocidade
Como fogo que já apagô
A terra ainda esteva quente
Quando a cinza esparramô
A fumaça sumiu pro ar
Veio o vento e carregô
Assim fez a mocidade
Tão depressa me deixô"
(José Ferreira Macedo)Nas longas caminhadas pelo sertão, constantemente sem a presença feminina, o boiadeiro desenvolveu, a partir do cateretê, uma dança coletiva feita de pares que raramente se relam (tocam), numa coreografia de palmeados, sapateados e saltos, demostrando toda sua energia, virilidade e harmonia para a dama ausente. A mais fina flor do machismo. É o catira.
Curiosa a respeito dessa dança de peão, fui conhecer a familia Macedo, os dançarinos mais atuantes de Barretos. Como sempre acontece quando chego mais perto desse pessoal que ainda tem o rural muito presente em suas vidas, encantei-me. Há mais de cinco gerações os Macedos tem o catira preenchendo suas goras de lazer. O senhor José, autor dos versos que usei na abertura desse texto, tinha 86 anos quando entrevistado. Lúcido e interessado, quando percebeu que o assunto era catira, veio sentar-se no banco da varanda onde conversávamos e declamou seus versos, muito elogiados, feitos quando menino. Hoje de bengala, lembra que dançou até aos 73 anos. Seu filho, Odair Paulo, o Totó também gosta de fazer versos, toca viola e faz improvisos. O improviso é díficil porque são dois violeiros, um completa o pensamento do outro. Totó explica que o umproviso pode ser formado por um par de violas ou uma viola e um violão. A expressão "meu pinho" ou "vamo pegá no pinho" nasceu porque originalmente as violas eram feitas de pinho. Como a de Totó que, a época, estava há 40 anos, só com ele. Com o tempo, passou-se a fazer violas com cedro e imbúia, mas o melhor som é tirado da viola de pinho. Outro filho de seu José, o Luiz Carlos ou Luís Braga, como é chamado, é palmeiro do catira e responsável por comandar a coreografia quando o grupo se apresente em shows, festas e na televisão, através dos contados feitos por um dos netos, o Carlos Rogério. É bonito de ver como, nessa familia, os mais novos respeitam os mais velhos. Uma apresentação de catira dura 16 minutos, em média, mas o tempo não é rígido. A formação ideal é a de um par de violeiros, dois palmeiros, um contra-palma, um conta-auréola e um auréola, todos dançando em sicronia e simetricamente. Apesar dessa sincronia do grupo, ocorre a apresentação individual no meio da roda denominada lundum e sempre motiva aplausos da platéia devido à competição que ocorre entre os integrantes. O piso é importante: se for de cimento ou cerâmica pode interferir porque o atrito esquenta as botas, pode racha-lás, os pés incham com o calor e o som do sapateado não ecoa. Se for de tábuas de madeira, devem ser bem pregadas para não quebrar na hora dos saltos. É um espetáculo bonito de se ver. Alegre, ritmada, o catira dá vontade de dançar. Quem não pode quer, pelo menos, bater palmas. Difícil é não se deixar contagiar pela energia que circula no grupo de dançarinos. Numa apresentação, a dança pode ser entrecortada pela viola, companheira inseparável do peão, para dar um descanso momentâneo aos dançarinos. Quando a música tem versos humorístico e improvisados, chama-se recortado. Trata de temas do cotidiano: moças, peões, montaria, animais, viola, homenagens a pessoas presentes e filosofia de vida, como o verso a seguir, de autoria de Totó:

"Tenho visto muito rapaz
Com pinta de fazendeiro
Usa guaiaca e não tem dinheiro
Pra mim tem ideia fraca
Não tem dinheiro, pra que guaiaca? Os dançarinos de um grupo de catira vestem-se com as roupas de peão: botas ou botinas, calça de sarja ou jeans, camisas xadrez ou estampadas, chapéus de vaqueiro e lenço no pescoço. Tembém se percebe no modo de vestir a influência do cowboy norte-americano. Hoje, com a influência da televisão, a platéia está distante. Na tentativa de passar esse público a emoção presente à dança, está havendo mudanças na coreografia e no ritmo dos passos. Os mais puristas não aprovam. Assim como não aprovam o catira feminino. Afinal, é a dança do peão de boiadeiro.

Publicidade