Cultura

Violeiros da Semana: LÉO CANHOTO E ROBERTINHO

"A DUPLA DOS CABELOS LONGOS"

Por: Viola Show I Fonte: Recanto Caipira - Ribeirão Preto - SP

07/03/2016

Leonildo Sachi, o Léo Canhoto, nasceu em Anhumas, no interior do estado de São Paulo, no dia 27 de abril de 1936. José Simão Alves, o Robertinho, nasceu em Água Limpa, no estado de Goiás, no dia 09 de fevereiro de 1952. 
Leonildo nasceu na roça, onde passou fome e viveu muitas dificuldades. Passou um período com sua família italiana num sítio no município de Sertanópolis/PR onde, até os 18 anos de idade, enfrentou todo tipo de trabalho, inclusive capinar a roça. 
Foi devido a uma doença que acometeu o pai de Leonildo que ele acabou se tornando cantor: Para custear o tratamento, Leonildo resolveu fazer um roçado de algodão ajudado por uma de suas irmãs. Fez dívida com a compra de equipamentos diversos e inseticidas, porém, nada colheu, devido a uma chuva inesperada que destruiu toda a platanção, ainda em floração. 
Leonildo começou então sua aventura na cidade grande, onde se viu obrigado a tentar a sorte, procurando emprego em circos mambembes, com seu violão, que havia aprendido a tocar em volta das fogueiras nos diversos sítios onde morou. 
O nome artístico com o qual Leonildo ficou conhecido foi devido ao fato dele realmente ser canhoto. 
Seu aprendizado musical foi "de ouvido" e Léo Canhoto chegou a participar de algumas duplas, dentre as quais, a mais conhecida, com Maurinho: a dupla "Maurinho e Zé Canhoto" participou de alguns programas de rádio na Difusora de Londrina/PR e também tentou a sorte na capital paulista, tendo gravado um disco, porém, com o nome de "Os Canarinhos do Sertão", já que o nome "Maurinho e Zé Canhoto"não foi aceito. O sucesso não aconteceu e a dupla logo se desfez. 
Léo Canhoto passou a fazer parte do trio "Campanha, Léo Canhoto e Perigoso", o qual também não durou muito tempo. Na mesma época, porém, Léo Canhoto começou a se firmar como compositor, tendo tido diversas de suas músicas gravadas por vários intérpretes. Sua primeira música gravada como compositor foi "Engano do Carteiro" interpretada pela dupla Zico e Zéca. 
Na mesma época, Léo Canhoto também começou a empresariar duplas famosas tais como Vieira e Vieirinha e Sulino e Marrueiro. Léo Canhoto no entanto desejava realizar o seu próprio trabalho musical.
José Simão Alves, por sua vez, também enfrentou diversas dificuldades. Orfão de mãe com bem pouca idade, foi levado por seu pai para Buriti Alegre/GO, onde trabalhou na roça e também foi sapateiro, tintureiro e tratorista. 
Gostava de cantar desde criança. Bastante tímido, no entanto, quando alguém pedia, ele só aceitava cantar se fosse de costas para o público; e, quando acabava a música, saia correndo... 
Na mesma Buriti Alegre, José Simão formou com mais dois amigos o trio "Jota, Jotinha e Marquinho" que cantava na Rádio Clube local. Algum tempo depois o trio foi para a capital paulista, onde chegou a gravar um disco o qual não obteve sucesso. 
José Simão seguiu para Goiânia/GO e continuou mantendo contato com o meio sertanejo, em meio às dificuldades que enfrentava. Tinha uma única calça e apenas duas camisas, além de passar semanas comendo somente arroz com tomate. 
José Simão escolheu o nome artístico de "Robertinho" em homenagem a seu grande ídolo que é Roberto Carlos. 
E foi numa viagem a Goiânia que os dois componentes da dupla se conheceram: Robertinho, que era fã de Léo Canhoto como compositor, foi ao Hotel J. Alves para conhecê-lo e, por intermédio do acordeonista Nhozinho, foi a ele apresentado. Léo Canhoto, por sua vez, ouvindo Robertinho cantar, gostou bastante da sua voz e, após cantarem juntos algumas músicas, decidiram formar a nova dupla. 
Robertinho não hesitou em se mudar de imediato para a São Paulo, onde, de início, morou durante dois anos na mesma residência de Léo Canhoto. Antes da gravação do primeiro LP, Léo Canhoto e Robertinho tiveram que fazer diversos "bicos", acompanhando outras duplas, fazendo portaria nos circos, vendendo livros e, sempre que surgia alguma oportunidade, faziam algumas pequenas apresentações nos respectivos locais. 
Mas a nova dupla estava para iniciar então uma verdadeira revolução no panorama da música sertaneja de um modo geral. 
Havia na década de 60 diversas duplas caipiras no auge do sucesso. Léo Canhoto, experiente que era como empresário no meio fonográfico, sustentava que a nova dupla que nascia precisava ser diferente de tudo que rolava na época. E, com seus famosos óculos escuros, Léo falava em reciclar, romper estruturas arcaicas e ampliar o público. E, lógico, as gravadoras, de um modo geral, gostavam de tais idéias, principalmente por aumentar as vendagens... 
E foi assim que, no ano de 1969, Léo Canhoto e Robertinho aproveitaram a janela que já havia sido aberta pela Jovem Guarda e mostraram pela primeira vez ao público sertanejo o característico visual que misturava o sertanejo com o country americano, além de misturar também o boiadeiro com o rockeiro. 
O primeiro disco foi gravado no mesmo ano de 1969 na RCA Víctor, contendo dentre outras músicas, um de seus maiores sucessos, que foi o corrido "Apartamento 37" de autoria de Léo Canhoto. Em 1972, Léo Canhoto e Robertinho ganharam um Disco de Ouro com o sucesso de "Apartamento 37", tendo sido a primeira dupla sertaneja a conquistar tal prêmio no Brasil. 
Algumas boas duplas sertanejas como Tibagi e Miltinho e Belmonte e Amaraí já haviam iniciado uma inovação na música caipira, com a inclusão de orquestras, trompetes e guitarras elétricas nos arranjos, além de terem incluído no repertório ritmos latinos tais como boleros, guarânias e rancheiras, além dos trajes típicos mexicanos, tão bem utilizados por Pedro Bento e Zé da Estrada. 
No entanto, quem até então imaginaria uma dupla sertaneja cabeluda usando medalhões no peito e vestindo camisas abertas até a metade, com estampas? Sem dúvida, um verdadeiro escândalo, já que Léo Canhoto e Robertinho também gostavam de aparecer com guitarras elétricas, órgãos e contrabaixos e andando de motocicletas, em vez de montados em cavalos.
Críticas não faltaram e não poderia ter sido diferente: Léo Canhoto e Robertinho eram discriminados tanto nas emissoras de rádio como também no "Café dos Artistas", além de terem sido considerados como "loucos". Amigos do mundo sertanejo insistiam em que eles largassem tais inovações e voltassem às origens. 
A dupla também não tinha nenhum programa de rádio. Mas mesmo com pouco dinheiro para divulgação e sem acesso à TV, Léo Canhoto e Robertinho conquistaram o país, tornando-se na década de 70 a mais popular entre as duplas dertanejas, quebrando recordes de discos e bilheteria. 
Léo Canhoto e Robertinho gravaram 15 LPs na RCA, os quais foram produzidos pelo ex-rockeiro Tony Campelo, que também produziu uma infinidade de discos de Sérgio Reis. Foi por sinal na mesma gravadora que surgiu o repertório inovador com músicas que tinham até mesmo clichês inspirados por filmes de bang-bang italiano, que estavam na moda na década de 70, com direito inclusive aos tão característicos diálogos entre mocinho e bandido e efeitos sonoros diversos como tiros de revólver! Como exemplo, podemos citar "Jack, o Matador" e "O Homem Mau". Uma verdadeira mistura de rádio-teatro" com country americano e sertanejo brasileiro... 
A dupla também foi pioneira na introdução das guitarras elétricas na música sertaneja, como podemos notar, por exemplo em "Vou Tomá um Pingão". Léo Canhoto e Robertinho também parodiaram Roberto Carlos, falando sobre carros e velocidade em "Meu Carango". 
Léo Canhoto e Robertinho também pagaram o preço do pioneirismo, já que nos seus shows em circos de cidades interioranas as instalações elétricas muitas vezes eram precárias e ocorriam panes com muita freqüência, fazendo com que eles tivessem que esquecer a guitarra elétrica e pegar o violão e a viola e soltar a voz tal qual Tonico e Tinoco no início da carreira. 
Léo Canhoto e Robertinho foi também a única dupla sertaneja que recebeu o "Brasão da República", homenagem prestada pelo então Presidente Ernesto Geisel em 1976, pela beleza da música "O Presidente e o Lavrador" de autoria de Léo Canhoto. 
A dupla, no entanto, acabou se desfazendo em 1983. Léo Canhoto se queixava pelo fato das emissoras de TV darem espaço para a música country americana e deixar de lado o novo caipira brasileiro que eles cultivavam. Apesar das inovações Léo Canhoto e Robertinho jamais conseguiram chegar aos horários nobres do Rádio e da TV. 
A dupla chegou a se unir novamente no ano de 1989, no entanto, sem obter o sucesso anterior, apesar do enorme sucesso que já estava sendo experimentado por duplas já famosas tais como Chitãozinho e Xororó, Cézar e Paulinho e Chrystian e Ralf, duplas essas que haviam aproveitado o estreito caminho aberto por Léo Canhoto e Robertinho e alargado a estrada por onde passaram a transitar duplas tais como Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano e Bruno e Marrone, rotuladas comercialmente como novos nomes da música, e que não é mais sertaneja, e sim uma mistura romântico/brega também conhecida como "breganejo" ou "sertanojo". 
Entre 1983 e 1989, Robertinho chegou a formar uma dupla com o acordeonista João Silvestre da Silva, o João Roberto, natural de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul e que possuía antes o nome artístico de Centavo (quando integrava o trio "Cruzeiro, Tostão e Centavo" o qual ganhou 1º Festão - festival promovido pela TV Morena de Campo Grande/MS, com a música "Estrada de Chão". A dupla "João Roberto e Robertinho" gravaram três discos e, logo depois, João Roberto foi morar no Canadá onde viveu durante 13 anos, após os quais retornou ao Brasil e voltou a formar a dupla com Robertinho. 
João Roberto, no entanto, faleceu no dia 14 de maio de 2005, durante um show no qual acompanhava Inezita Barroso em Itanhaém/SP. Repentinamente ele caiu no palco; foi socorrido imediatamente mas já estava sem vida, vítima de parada cardíaca fulminante, ocasião na qual contava 43 anos de idade. 
E, no mesmo ano de 2005, Robertinho retomou a dupla com Léo Canhoto e os "Hippies do Mundo Sertanejo" voltaram a cantar em dupla novamente com o nome de Léo Canhoto e Robertinho.Contatos Para Shows:Fones: (11) 3615-2188 / (11) 99252-9068Texto: Sandra Cristina PeripatoDISCOGRAFIALPs e CDsLÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 01 - 1969 - RCA CAMDEN - CALB-521801) Jack, o Matador - Léo Canhoto e Nenete 
02) Compreensão - Léo Canhoto e Robertinho 
03) Amarga Despedida - Léo Canhoto e Alfredo Soares Filho 
04) Lágrima de Homem - Léo Canhoto e Ricieri Faccioli 
05) Apartamento 37 - Léo Canhoto 
06) Quem Será? - Léo Canhoto e Zalo 
07) Primeira Comunhão - Léo Canhoto 
08) Linda Estudante - Léo Canhoto e José Russo 
09) O Filho do Ladrão - Léo Canhoto e Zilo 
10) Tapinha de Amor - Léo Canhoto e Vieira 
11) Menina Sapeca - Léo Canhoto e Zé Paioça 
12) Garçon Amigo - Léo Canhoto
O HOMEM MAU - VOLUME 02  - 1969 - RCA CAMDEN - CALB-5252 01) O Homem Mau - Léo Canhoto 
02) Quem vê Cara não vê Coração - Léo Canhoto 
03) Mentirosa - Léo Canhoto e Alfredo Soares 
04) Quatro Horas - Léo Canhoto 
05) Triste Calado - Léo Canhoto e Robertinho 
06) Meu Benzinho - Léo Canhoto e Teixeira 
07) Meu Telefone - Léo Canhoto e José Russo 
08) Brecada - Léo Canhoto 
09) Lágrimas de Sangue - Léo Canhoto e Riccieri Faccioli 
10) Longe dos Olhos, Perto do Coração - Léo Canhoto e Nascimento Filho 
11) Só Gosto de Você - Léo Canhoto e Cuiabano 
12) Despeito - Léo Canhoto e Nenete
ROCK BRAVO CHEGOU PARA MATAR - VOLUME 03 - 1970 - RCA CAMDEn - Nº 106.003301) Rock Bravo cChegou para matar - Léo Canhoto e Carlos Alberto 
02) Meu Velho Pai - Léo Canhoto 
03) Caixa Postal 95 - Léo Canhoto e Robertinho 
04) Meu Carango - Léo Canhoto 
05) Saudade do meu Amor - Léo Canhoto e Nenete 
06) Beliscão de Amor - Léo Canhoto 
07) Soldado sem Farda - Léo Canhoto 
08) O Lobisomem - Léo Canhoto 
09) Sonho Triste - Léo Canhoto e Augusto Toscano 
10) O Calhambeque do meu Bem - Léo Canhoto 
11) Quarenta Quilos de Amor - Léo Canhoto e Carlos Alberto 
12) Minha Linda Namorada - Léo Canhoto e Ricieri Faccioli
BUCK SARAMPO - VOLUME 04 - 1971 - RCA CAMDEN - CASB-534401) A Morte de um Guerreiro - Léo Canhoto 
02) Minha Pátria Amada - Léo Canhoto 
03) Lágrimas de Mulher - Léo Canhoto 
04) Vai Comer Formiga - Léo Canhoto 
05) Burro tem que Comer Capím - Léo Canhoto e Marumby 
06) Diabinha Maluca - Léo Canhoto e Riccieri Faccioli 
07) Buck Sarampo - Léo Canhoto e Nenete 
08) Jesus - Léo Canhoto 
09) O Vento Levou - Léo Canhoto e Robertinho 
10) Casamento à Prestação - Léo Canhoto e Nhô Quincas 
11) Discussão - Léo Canhoto e Jorge Paulo 
12) Crioulinha - Léo Canhoto e Nhô CidoLÉO CANHOTO E ROBERTINHO - 1972 - RCA VÍCTOR - Nº 991.010601) Eu Te Amo, Jesus Cristo - Léo Canhoto
02) Delegado Lobo Negro - Léo CanhotoLOBO NEGRO - VOLUME 05 - 1972 - RCA CAMDEN - Nº 106.0050 01) Delegado Lobo Negro - Léo Canhoto 
02) Eu te Amo Jesus Cristo - Léo Canhoto 
03) A Polícia - Léo Canhoto e Nenete 
04) Caminho sem Saída - Léo Canhoto 
05) Maria Santíssima - Léo Canhoto e Saracura 
06) Emburrada - Léo Canhoto e Riccieri Faccioli 
07) Meu Irmão da Roça - Léo Canhoto 
08) A Gaivota - Léo Canhoto 
09) Motorista de Caminhão - Léo Canhoto 
10) O Ratinho Malandro - Léo Canhoto 
11) Angústia - Léo Canhoto 
12) Moringa Gelada - Léo Canhoto e RobertinhoLÉO CANHOTO E ROBERTINHO - 1972 - RCA VÍCTOR - Nº 102.002901) Menino Jesus - Léo Canhoto 
02) Beijo Dá Sapinho - Léo Canhoto 
03) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto 
04) Menina Triste - Léo CanhotoAMAZONAS KID - VOLUME 06 - 1973 - RCA CAMDEN - Nº 106.0055 01) Amazonas Kid - Léo Canhoto 
02) A Praia - Léo Canhoto e José Russo 
03) De Mala e Cuia - Adauto Santos e Tripoli 
04) Divina Luz - Léo Canhoto 
05) Garçon Cara de Pau - Léo Canhoto 
06) Meu Grito de Amor - Léo Canhoto e Robertinho
07) O Menino - Léo Canhoto 
08) Por Onde Anda Meu Amor - Christian Bruhn e Georg Buschor - Versão: Léo Canhoto 
09) Dor de Cotovelo - Léo Canhoto 
10) Minha Velha Mãe - Léo Canhoto 
11) A Marreca - Léo Canhoto e Robertinho 
12) Inverno Cruel - Léo Canhoto e Ricieri Faccioli 
13) Tatu Tem que Morrer Cavando - Léo Canhoto
LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 07 - 1974 - RCA CAMDEN - Nº 106.006501) A Garça - Léo Canhoto 
02) Não Mate o Teu Irmão - Léo Canhoto 
03) O Valentão - Léo Canhoto e Robertinho 
04) Tem Dois Cachorros Nesta Casa - Arthur e Galahad 
05) Cama Vazia - Léo Canhoto 
06) Operário Brasileiro - Léo Canhoto e Benedito Seviero 
07) Moças da Roça - Léo Canhoto 
08) Adeus Menina - Léo Canhoto e Robertinho 
09) A Namorada - Léo Canhoto e Ricieri Faccioli 
10) Não é Hoje Não - Léo Canhoto 
11) Na Areia - Lindomar Castilho, Ronaldo Adriano e C. Mendes 
12) Good Bye my Love - Léo CanhotoLÉO CANHOTO E ROBERTINHO - 1975 - RCA CAMDEN01) A Garça - Léo Canhoto 
02) O Homem Mau -Léo Canhoto
03) Buck Sarampo - Léo Canhoto e Nenete 
04) A Gaivota - Léo CanhotoO VALENTÃO DA RUA AURORA - VOLUME 08 - 1975 - RCA CAMDEN - Nº 106.007401) O Presidente e o Lavrador - Léo Canhoto 
02) Carne e Unha - Léo Canhoto 
03) Homem com "H" Maiúsculo - Léo Canhoto 
04) Segura a Peteca - Léo Canhoto e Lina 
05) A Ratoeira do Amor - Léo Canhoto 
06) Recordação - Léo Canhoto 
07) O Valentão da Rua Aurora - Léo Canhoto 
08) A Colina do Amor - Léo Canhoto 
09) Convite - Léo Canhoto e Campinho de Jaú 
10) Porta do Céu - Léo Canhoto e Robertinho 
11) O Maior Amor do Mundo - Léo Canhoto e Robertinho
O HOMEM DA CRUZ - VOLUME 09 - 1976 - RCA CAMDEN - Nº 106.008301) O Homem da Cruz - Léo Canhoto 
02) O Tico-Tico e o Chupim - Léo Canhoto 
03) A Colheita do Feijão - Léo Canhoto e Robertinho 
04) Troca de Corações - Léo Canhoto 
05) Esteio da Nação - Léo Canhoto e Robertinho 
06) Triste Calado - Léo Canhoto 
07) A Vaca do Belarmino - Léo Canhoto e Antônio Jurca
08) Mundo Véio sem Porteira - Léo Canhoto 
09) A Enchente - Léo Canhoto e Compadre Filisbino
10) Eu e a Dinha - Léo Canhoto e Robson Garcia
11) Meu Erro - Léo Canhoto
12) Amigo Fiel - Léo Canhoto
NO BANG-BANG - VOLUME 10 - 197701) Jack, o Matador - Léo Canhoto e Nenete 
02) Rock Bravo Chegou Para Matar - Léo Canhoto e Carlos Alberto 
03) Delegado Lobo Negro - Léo Canhoto
04) O Valentão da Rua Aurora - Léo Canhoto
05) A Polícia - Léo Canhoto e Nenete 
06) O Lobisomem - Léo Canhoto
07) O Homem Mau - Léo Canhoto
08) Buck Sarampo - Léo Canhoto e Nenete 
09) Amazonas Kid - Léo Canhoto
10) O Valentão - Léo Canhoto e Robertinho 
11) Meu Carango - Léo Canhoto
12) O Ratinho Malandro - Léo Canhoto
DELEGADO JARACUÇU - VOLUME 11 - 1977 - RCA CAMDEN - Nº 106.009001) O Sonhador - Léo Canhoto
02) Vá com Deus - Ronaldo Adriano e Benedito Seviero 
03) O Homem da Caverna - Léo Canhoto e Robertinho 
04) Mão de Ferro - Léo Canhoto
05) Menina - Léo Canhoto e Gentil Rossi 
06) O que é do Homem, o Bicho não Come - Léo Canhoto e Neri Diniz 
07) Súplica - Léo Canhoto 
08) A Verdade - Léo Canhoto 
09) Delegado Jaracuçu - Léo Canhoto 
10) Tim Tim por Tim Tim - Léo Canhoto 
11) Adão e Eva - Léo Canhoto e Robertinho 
12) Você Não Presta Mas eu te Amo - Léo CanhotoMÚSICAS DO FILME "CHUMBO QUENTE" - 1978 - RCA01) O Massacre - Léo Canhoto e Robertinho
02) A Gaivota - Léo Canhoto 
03) O Andarilho -
04) Chumbo Quente - Léo CanhotoMUNDO CÃO - VOLUME 12 - 1978 - RCA CAMDEN 01) Mundo Cão - Léo Canhoto
02) Paixão de minha Vida - Léo Canhoto e Rubens Avelino
03) O Lavrador e o Operário - Léo Canhoto
04) Zé Firmino - Léo Canhoto e José Russo
05) Padre Vitor - Léo Canhoto
06) Chumbo Quente - Léo Canhoto 
07) Tristeza - Léo Canhoto e Sebastião F. da Silva
08) Alucinação - Léo Canhoto 
09) Use e Abuse - Léo Canhoto 
10) O Criador de Cobra - Léo Canhoto e Geraldo N. da Silva
11) A Palavra - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio 
12) O Massacre - Léo Canhoto e RobertinhoMOTORISTA DE CAMINHÃO - TRILHA ORIGINAL DA SÉRIE "CARGA PESADA" - 1979 - RCA VÍCTOR - Nº 102.024701) Motorista de Caminhão - Léo Canhoto 
02) O Lavrador e o Operário - Léo Canhoto
03) Tristeza - Léo Canhoto e Sebastião F. da Silva
04) Paixão da Minha Vida - Léo Canhoto e Rubens AvelinoCANÇÃO DO CARRETEIRO  - VOLUME 13 - 1980 - RCA CAMDEN - Nº 106.010701) Canção do Carreteiro - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio 
02) O Vendedor - Léo Canhoto e Dacy Silva 
03) Mola Mestra - Léo Canhoto e Moraes César 
04) Coração Idiota - Léo Canhoto e Saracura 
05) Louco Amor - Léo Canhoto e Leonel Rocha 
06) Vida Canalha - Léo Canhoto e Rubens Avelino 
07) Passaporte Para o Asilo - Léo Canhoto e Zé Bettio 
08) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário 
09) O Direito de Chorar - Léo Canhoto e Maria Airam 
10) Obrigado Meu Deus - Léo Canhoto 
11) O Infeliz - Léo Canhoto e Cláudio Balestro 
12) Bendito Dia - Léo Canhoto
TEREZINHA - VOLUME 14 - 1981 - RCA CAMDEN - Nº 106.011801) Terezinha - Léo Canhoto, C. Ladomi e Cungadim
02) Calça Comprida - Léo Canhoto
03) O Gatão - Léo Canhoto e Leonel Rocha
04) O Bom Filho - Léo Canhoto e Cancioneiro
05) Banho de Beijos - Ronaldo Adriano e Vicente Dias
06) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto 
07) Conselho de Mãe - Léo Canhoto 
08) Salve o Lavrador - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio
09) Amigo Sincero - Léo Canhoto e José Russo
10) O Porquinho - Léo Canhoto
11) O Bom Jogador - Léo Canhoto
12) Tadinho de Mim - Léo Canhoto, Sebastião F. da Silva e A. Cláudia4 SUCESSOS SERTANEJOS - 1981 - RCALEÓ CANHOTO E ROBERTINHO 
01) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário 
02) Apartamento 37 - Léo Canhoto 
ZÉ TAPERA E TEODORO 
03) Fuscão Preto - Jeca Mineiro e Atílio Verssutti 
04) Bolo de Saravá - Teodoro, Vitório e Peão CarreiroOS GRANDES SUCESSOS  - VOLUME 01 - 1982 - RCA CAMDEN01) Apartamento 37 - Léo Canhoto 
02) A Gaivota - Léo Canhoto
03) O Presidente e o Lavrador - Léo Canhoto 
04) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário 
05) Tim Tim Por Tim Tim - Léo Canhoto 
06) O Homem Mau - Léo Canhoto 
07) Soldado Sem Farda - Léo Canhoto 
08) Meu Velho Pai - Léo Canhoto 
09) Motorista de Caminhão - Léo Canhoto 
10) A Colina do Amor - Léo Canhoto 
11) Passaporte Para o Asilo - Léo Canhoto e Zé Béttio 
12) Eu e a Dinha - Léo Canhoto e Robson Garcia
13) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto 
14) Jack, o Matador - Léo Canhoto e NenetePEDRO QUEROSENE - VOLUME 15 - 1982 - RCA CAMDEN - Nº 106.012201) Pedro Querosene - Léo Canhoto 
02) O Motoqueiro - Léo Canhoto 
03) Golpe Triste - Léo Canhoto
04) Guarânia do Adeus - Léo Canhoto e Robertinho 
05) Peito Estraçalhado - Léo Canhoto e Robertinho 
06) Sangue do meu Sangue 
07) Lição de Moral - Léo Canhoto 
08) Um Milhão de Dólares - Léo Canhoto e Cabeleira 
09) Agüenta Fígado - Léo Canhoto
10) Cachorro Amigo - Léo Canhoto
11) Minha Sentença - Léo Canhoto e Oswaldo Galhiardi 
12) O Desprezado - Léo Canhoto
LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 16 - 1983 - RCA1) O Último Julgamento - Léo Canhoto 
02) Chegou Sua Vez - Wandré Pires e Robertinho
03) As Cordilheiras - Goiá
04) Eu, Você e a Camisola - Pedro Canela e Robertinho 
05) Suspiro e Saudade - Pedro Canela 
06) História de um Azarado - Pedro Canela
07) Lágrimas de Pai - Léo Canhoto 
08) Quero Seu Perdão - Joel Marques 
9) A Menina da Piscina - Pedro Canela 
10) Coisa Querida - Pedro Canela 
11) Paixão e Lágrimas - Pedro Canela e Petrechel
12) O Macaco e o Patinho - Léo CanhotoOS GRANDES SUCESSOS - VOLUME 02 - 1983 - RCA01) Canção do Carreteiro - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio 
02) A Garça - Léo Canhoto 
03) Mão de Ferro - Léo Canhoto 
04) Primeira Comunhão - Léo Canhoto 
05) Meu Irmão da Roça - Léo Canhoto 
06) Mola Mestra - Léo Canhoto e Moraes César 
07) Conselho de Mãe - Léo Canhoto 
08) Lição de Moral - Léo Canhoto
09) O Lavrador e o Operário - Léo Canhoto 
10) A Marreca - Léo Canhoto e Robertinho 
11) Tapinha de Amor - Léo Canhoto e Vieira 
12) Esteio da Nação - Léo Canhoto e Robertinho
13) Tadinho de Mim - Léo Canhoto, Sebastião F. da Silva e A. Cláudia
14) Menina Triste - Léo CanhotoLÉO CANHOTO - 198601) Última Explosão - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
02)Agüenta Cama Velha - Sebastião Víctor e Petrechel
03) Tombo da Árvore - Sebastião Víctor e Javan Silva Costa
04) Chorando Baixinho - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
05) Filho Revoltado - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
06) Garimpeiro do Amor - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
07) Leito de Hospital - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
08) Tanguinha Vermelha - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
09) Direito de Homem - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
10) O Filho do Pescador - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
11) Juízo Final - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
12) Eu, Ela e Meus Capangas - Léo Canhoto e Sebastião Víctor
LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 18 - 1989 - RGE - Nº 308.6212 01) Não Volte Jesus Cristo - Léo Canhoto 
02) Viagem - Jack e Valdir Fachini 
03) Homem Objeto - Léo Canhoto 
04) Lágrimas do Coração - B. Kaempfert - Versão: Léo Canhoto e Robertinho 
05) Página Solta - Joel Marques e Robertinho 
06) Cinco Vezes Por Noite - Léo Canhoto e Patrechel 
07) Caminho da Paz - Wandré de Paula e Centavo 
08) Grito na Noite - Itamaracá e Ary Santana 
09) O Machão da Noite - Léo Canhoto 
10) Entre o Fogo e a Espada - Léo Canhoto 
11) Sem Revanche - Léo Canhoto 
12) Canção Para um Mundo Melhor - Maracaí
LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 19 - 1991 - RGE - Nº 308.626901) Cinco Beijos - Joselito e José Victor 
02) Tiro e Queda - Léo Canhoto 
03) Que o Mal Pague Elas - Frederico Mendes - Versão: Maisa Leone e Mário Castilho 
04) Corre Corre - Joselito e José Victor 
05) No Pé do Ouvido - Léo Canhoto 
06) Banho de Bacia - Léo Canhoto e Cláudio Balestro 
07) Rasto da Rolinha - Léo Canhoto 
08) Kid Bocadura - Léo Canhoto 
09) Somos Iguais - Marcito e Juracy 
10) No Colo Dela - Léo Canhoto 
11) Cama dos Prazeres - Léo Canhoto 
12) Alta Tensão - Wandré de Paula e Centavo
LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - VOLUME 20 - 1995 - ESPACIAL GRAVAÇÕES - EGPCD-0004-201) O Messias - Léo Canhoto 
02) Terra Prometida - Léo Canhoto 
03) Ainda Vou te Conquistar - Jota Luiz 
04) Menino-Homem, Mulher-Menina -Chrisostemo 
05) Cachaça Nele - Léo Canhoto 
06) Na Trilha dos Animais - Léo Canhoto 
07) Mãe - Pinóchio 
08) Sabor Hortelã - Léo Canhoto 
09) Põe Tudo - Léo Canhoto 
10) Mistérios do Amor - Pinóchio 
11) Calça Jeans - Léo Canhoto 
12) Mal Entendido - Jack20 PREFERIDAS DE LÉO CANHOTO E ROBERTINHO - 1996 - RGE01) Cinco Beijos - Joselito e José Victor 
02) Tiro e Queda - Léo Canhoto 
03) Que o Mal Pague Elas - Frederico Mendes - Versão: Maisa Leone e Mário Castilho 
04) Rasto da Rolinha - LéoCanhoto 
05) Somos Iguais - Marcito e Juracy 
06) Não Volte Jesus Cristo - Léo Canhoto 
07) Viagem - Jack e Valdir Fachini
08) Homem Objeto - Léo Canhoto
09) Lágrimas do Coração - B. Kaempfert - Versão: Léo Canhoto e Robertinho
10) Caminho da Paz - Wandré de Paula e Centavo 
11) Grito da Noite - Itamaracá e Ary Santana 
12) O Machão da Noite - Léo Canhoto
13) Canção Para um Mundo Melhor - Maracaí 
14) Corre-Corre - Joselito e José Victor 
15) No Pé do Ouvido - Léo Canhoto
16) Kid Bocadura - Léo Canhoto
17) Página Solta- Joel Marques e Robertinho
18) Cinco Vezes Por Noite - Léo Canhoto e Patrechel 
19) Sem Revanche - Léo Canhoto
20) Banho de Bacia - LéoCanhoto e Cláudio BalestroLUAR DO SERTÃO - VOLUME 01 - 199701) Voi Tomá um Pingão - LéoCanhoto 
02) A Gaivota - LéoCanhoto 
03) Apartamento 37 - LéoCanhoto 
04) Suspiro e Saudade - Pedro Canela 
05) Eu e a Dinha - Léo Canhoto e Róbson Garcia
06) Inverno Cruel - Léo Canhoto e Ricieri Faccioli 
07) Canção do Carreteiro - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio 
08) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário 
09) A Colina do Amor - Léo Canhoto
10) Criolinha - Léo Canhoto e Nhô Cido
11) O Presidentre e o Lavrador - Léo Canhoto 
12) A Menina da Piscina - Pedro Canela
13) A Garça - Léo Canhoto 
14) Peito Estraçalhado - Léo Canhoto e RobertinhoLUAR DO SERTÃO - VOLUME 02 - 199701) Amazonas Kid - Léo Canhoto 
02) O Valentão da Rua Aurora - Léo Canhoto 
03) Rock Bravo Chegou Para Matar - Léo Canhoto e Carlos Alberto 
04) Burro tem que Comer Capim - Léo Canhoto 
05) Buck Sarampo - Léo Canhoto 
06) Delegado Lobo Negro - Léo Canhoto 
07) Jack, o Matador - Léo Canhoto e Nenete 
08) O Valentão - Léo Canhoto e Robertinho 
09) O Homem Mau - Léo Canhoto 
10) Delegado Jaracuçu - Léo Canhoto 
11) Pedro Querosene - Léo Canhoto 
12) Chumbo Quente - Léo CanhotoLUAR DO SERTÃO - VOLUME 0301) O Motoqueiro - Léo Canhoto 
02) Eu, Você e a Camisola - Pedro Canela e Robertinho 
03) Caixa Postal 95 - Léo Canhoto e Robertinho 
04) Garçom Cara-de-Pau - Léo Canhoto 
05) Meu Carango - Léo Canhoto 
06) Paixão Aguda - 
07) Diabinha Maluca - Léo Canhoto e Riccieri Faccioli 
08) A Praia - Léo Canhoto e José Russo 
09) Banho de Beijos - Ronaldo Adriano e Vicente Dias
10) Quarenta Quilos de Amor - Léo Canhoto e Carlos Alberto 
11) Motorista de Caminhão - Léo Canhoto 
12) Salve o Lavrador - Léo Canhoto e Oswaldo Bettio
13) Passaporte Para o Asilo - Léo Canhoto e Zé Béttio 
14) Alucinação - Léo CanhotoGRANDES SUCESSOS - 2000 - BMG BRASIL - Nº 7432173954-201) Mão de Ferro - Léo Canhoto 
02) Lição de Moral - Léo Canhoto 
03) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto
04) Tapinha de Amor - Léo Canhoto e Vieira 
05) O Lavrador e o Operário - Léo Canhoto
06) O Homem Mau - Léo Canhoto
07) Despeito - Léo Canhoto e Nenete 
08) A Gaivota - Léo Canhoto
09) O Último Julgamento - Léo Canhoto
10) Mundo Véio Sem Porteira - Léo Canhoto 
11) Pedro Querosene - Léo Canhoto
12) O Vendedor - Léo Canhoto e Dacy Silva 
13) Meu Irmão da Roça - Léo Canhoto 
14) Jack, o Matador - Léo Canhoto e Nenete 
15) A Marreca - Léo Canhoto e Robertinho 
16) Mola Mestra - Léo Canhoto e Moraes César 
17) Esteio da Nação - Léo Canhoto e Robertinho
18) Meu Velho Pai - Léo Canhoto
19) Passaporte Para o Asilo - Léo Canhoto e Zé Béttio 
20) Longe dos Olhos, Perto do Coração - Léo Canhoto e Nascimento Filho 
21) Meu Telefone - Léo Canhoto e José Russo 
22) Rock Bravo Chegou Para Matar - Léo Canhoto e Carlos AlbertoNÃO ÀS DROGAS - 200601) Karatê e Kung Fu - Léo Canhoto e Robertinho
02) O Caçador de Corruptos - Léo Canhoto e Javan
03) Carne de Pescoço - Léo Canhoto e Tony Gomide
04) Baile do Mija Mija - Léo Canhoto e Javan
05) O Peladão - Léo Canhoto e Lerdo
06) Índio Gosta - Léo Canhoto
07) Namoro de Gatos - Léo Canhoto e Pissolato
08) O Trem Entrou - Léo Canhoto e Canário
09) Soca Soca - Léo Canhoto e Robertinho
10) Tatuagem na Bunda - Léo Canhoto e Dr. Pereira
11) Xixi no Garrafão - Léo Canhoto e Javan
12) Não às Drogas - Léo Canhoto e Tony Gomide
13) O Caipirão - Léo Canhoto e Dra. Rosana
14) O Último Julgamento - Léo CanhotoGLOBO RURAL - 2006 - SOM LIVRE01) Cinco Vezes Por Noite - Léo Canhoto e Patrechel 
02) Canção Para um Mundo Melhor - Maracaí 
03) Homem Objeto - Léo Canhoto
04) Kid Bocadura - Léo Canhoto
05) Não Volte Jesus Cristo - Léo Canhoto
06) O Machão da Noite - Léo Canhoto
07) Página Solta - Joel Marques e Robertinho
08) Rasto da Rolinha - Léo Canhoto
09) Somos Iguais - Marcito e Juracy 
10) Tiro e Queda - Léo Canhoto
11) Viagem - Jack e Valdir Fachini
12) No Pé do Ouvido - Léo Canhoto
13) Entre o Fogo e a Espada - Léo Canhoto 
14) Lágrimas do Coração - B. Kaempfert - Versão: LéoCanhoto e Robertinho 
15) No Colo Dela - Léo Canhoto 
16) Viagem - Jack e Valdir Fachini40 ANOS - AO VIVO - 201001) Chumbo Quente - Léo Canhoto
02) Pinga no Tacho -
03) Homem Objeto -
04) Cachaça Neles -
05) Apartamento 37 - Léo Canhoto
06) A Viagem - Jack e Valdir Fachini
07) Quem Será? - Léo Canhoto e Zalo 
08) O Palco Caiu - Joel Marques e Centavo 
09) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário - Participação Especial: Marrone 
10) A Colina do Amor - Léo Canhoto
11) Tô Virando Pó -
12) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto
13) A Gaivota - Léo Canhoto
14) Soldado Sem Farda - Léo Canhoto 
15) Triste Calado - Léo Canhoto e Robertinho 
16) Nunca é Tarde pra Ser Feliz -
17) Maria das Dores -
18) Quatro Horas - Léo Canhoto
19) Meu Velho Pai - Léo Canhoto
20) O Último Julgamento - Léo Canhoto40 ANOS - AO VIVO - 201001) Chumbo Quente - Léo Canhoto
02) Pinga no Tacho -
03) Homem Objeto -
04) Cachaça Neles -
05) Apartamento 37 - Léo Canhoto
06) A Viagem - Jack e Valdir Fachini
07) Quem Será? - Léo Canhoto e Zalo 
08) O Palco Caiu - Joel Marques e Centavo 
09) Fofinha - Léo Canhoto e Deomário - Participação Especial: Marrone 
10) A Colina do Amor - Léo Canhoto
11) Tô Virando Pó -
12) Vou Tomá um Pingão - Léo Canhoto
13) A Gaivota - Léo Canhoto
14) Soldado Sem Farda - Léo Canhoto 
15) Triste Calado - Léo Canhoto e Robertinho 
16) Nunca é Tarde pra Ser Feliz -
17) Maria das Dores -
18) Quatro Horas - Léo Canhoto
19) Meu Velho Pai - Léo Canhoto
20) O Último Julgamento - Léo Canhoto

Publicidade