notícias / Cultura

Artista autodidata retrata em suas telas a vida simples do campo

Viola Show I Fonte: Cavalus 07/11/2017 09h37

Artista autodidata retrata em suas telas a vida simples do campo

Artista autodidata retrata em suas telas a vida simples do campo

Na série 'Cavalos', Henrique Lallo Jaloto retrata dos cavalos em atitudes e movimentos. São telas, pinturas originais, acrílica sobre tecido de algodão, diversas medidas e formatos. Aos 52 anos, casado e pai de três filhos, o artista atualmente mora em São Paulo, mas nasceu em Vera Cruz, interior de São Paulo. "Fui criado em uma cidade pequena, onde quase tudo gira em torno da vida rural. Lá foi onde cresci e de onde tiro muitas imagens e ideias para meus quadros", explica.

Ele conta que sempre pintei e se interessou por temas ligados à vida simples, do campo, colheitas, pessoas em lugares e situações comuns. "Gosto de mostrar o que é feliz, simples, o belo da criação divina, coisas que convivi ao longo dos anos". Quando morava em Vera Cruz, viveu muito próximo ao cavalo, sempre gostou muito de montar. Então, naturalmente, esse universo foi sendo transportado para os seus trabalhos.

Na pintura, ele é autodidata, aprendeu sozinho e costuma experimentar materiais, técnicas, tipos de tintas, estilo de manchas por conta própria. "Gosto muito de cores fortes e contrastes de luz e sombra. Iniciei uma série de telas com tintas bem líquidas, onde a própria aguada fosse se espalhando ou acumulando, com um certo controle meu. E utilizei como tema o cavalo, pois é um animal que sugere imagens fortes de vigor, movimentos bruscos, expressões fortes de pata e cabeça".

Para produzir a série, Henrique escolheu cenas de movimentos e poses bruscas, onde o contraste das cores, manchas, luzes dão a sensação dessa força e intenso vigor que o cavalo tem. "O cavalo é sempre fonte de imagens impressionantes, estando em momentos calmos, de passeio, no campo, bem como nos esportes e na lida diária, sempre demonstrará determinação. Por isso me encanto com esse animal e levo isso para as telas. O cavalo é uma fonte de ideias que não se esgota", finaliza ele.

No YouTube é possível acompanhar um pouco a maneira que ele está pintando nessa série Cavalos (Clique Aqui).

Para ver mais do trabalho dele: henriquelallojaloto.wordpress.com | facebook.com/henriquejaloto | br.pinterest.com/henriquejaloto | instagram.com/henrique_lallo_jaloto