notícias / Cultura

Earl Thode ganhou em 1929 o primeiro título All-Around da PRCA

Viola Show I Fonte: Cavalus 03/06/2019 08h54

Earl Thode ganhou em 1929 o primeiro título All-Around da PRCA

Earl Thode ganhou em 1929 o primeiro título All-Around da PRCA

Alguns dizem que o rodeio nasceu em 1869, quando dois grupos de cowboys de fazendas vizinhas se encontraram em Deer Trail, Colorado, para discutir quem era o melhor em realizar tarefas cotidianas do dia a dia, incluindo a doma de cavalos selvagens para o trabalho no rancho.

Até a virada do século, os rodeios eram eventos informais, exibição de habilidade. Não havia premiação, talvez algumas apostas em jogo. Mas conforme o público cresceu, os promotores começaram a organizar concursos anuais em locais específicos, bem como em shows westerns.

As organizações de rodeio permaneceram fragmentadas até o final da década de 1920, quando a Rodeo Association of America, composta de comitês de rodeio e promotores de todo o país, batizou seus primeiros campeões.

All-Around da PRCA

Era 1929, portanto, e o cowboy Earl Thode foi o primeiro a ser oficialmente reconhecido como campeão mundial All-Around da PRCA. O famoso cowboy completo, que se destacada em mais de uma modalidade. Nesse mesmo ano ele também foi campeão mundial de Saddle Bronc Riding. Em 1931 voltou a ser campeão mundial de Saddle Bronc. Além dessa, ele também atua em Steer Westling.

Até hoje é reconhecido como um dos melhores atletas dessa modalidade pela ProRodeo. Thode tinha um estilo próprio. Venceu com frequência e em praticamente todos os lugares que montou, incluindo Cheyenne, Wyoming (quatro vezes); Madison Square Garden, em Nova York; Denver; Fort Worth, Texas; Santo António; Ellensburg, Washington; Tucson, Arizona; Phoenix; e Calgary, Alberta.

O ídolo nasceu em 7 de dezembro de 1900, em Belvidere, South Dakota, e cresceu em um rancho, domando cavalos chucros para seu pai e fazendeiros vizinhos, ainda na adolescência. Sempre se destacou. Seu primeiro rodeio foi quando já tinha 20 anos, em White River Round-Up. Também este no Belle Fouche Rodeo, mostrando suas habilidades em Saddle Bronc e Steer Westling.

Ele passou a competir em eventos da região nos finais de semana, enquanto trabalhava durante a semana no rancho. Tornou-se profissional em 1927, na época da Grande Depressão nos Estados Unidos, que afetou a pecuária. Sua primeira vitória profissional foi no Cheyenne Frontier Days, nesse mesmo ano. Rodeio que ele iria ganhar mais três vezes, algo inusitado na época. Aos 37, ganhou Calgary.

All-Around da PRCA

Thode conheceu sua esposa, uma enfermeira, em Calgary, depois que foi ferido no rodeio. Eles se casaram em 1931 e se mudaram em 1934 para Vernon, Arizona, onde Thode aproveitou seus ganhos no rodeio para comprar uma fazenda de gado. O rodeio ofereceu-lhe a oportunidade de desenvolver o seu talento e ganhar dinheiro ao fazê-lo.

Ele se aposentou em 1937, mas continuou a laçar perto de casa. Depois de ajudar a criar seus dois filhos, sua esposa, conhecida como Blondie, foi eleita para a Legislatura do Arizona em 1952 e serviu por 18 anos, os dez primeiros na Câmara e depois no Senado.

O campeão mundial era conhecido como um homem gentil, quieto e humilde. Também era o membro número 36 da Cowboy Turtles' Association, formada em 1936. Ele trabalhou como juiz de rodeio e foi diretor de arena da La Fiesta de Los Vaqueros, de Tucson, de 1936 a 1947.

Thode morreu em 18 de maio de 1964, quando seu barco de pesca virou e ele se afogou no lago, em sua propriedade. Foi introduzido no Hall da Fama da ProRodeo em 1979, ano em que a galeria dos imortalizados teve início.