notícias / Cultura

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOTAS E BOTINAS?

Marketing Rodeo West 25/08/2020 10h38

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOTAS E BOTINAS?

botas são um verdadeiro símbolo da vestimenta de cowboys e cowgirls que gostam do estilo western. Para quem pensa que esse tipo de calçado é sempre igual, vale lembrar que há algumas variedades específicas para diferentes ocasiões e gostos, afinal, o universo country é bastante amplo. Preparado para conhecer algumas diferenças entre os modelos desse calçado?

Botas: qual a diferença entre uma bota e uma botina?

O que diferencia as botinas de qualquer outro modelo de bota é ter o cano curto, na altura do tornozelo, e ser calçada apenas encaixando o pé. Repare que, geralmente, as botinas têm elásticos nas laterais para tornar mais fácil calçá-las, um calçado que acima de qualquer coisa é muito prático e confortável.

As botas, por sua vez, apresentam o cano acima do tornozelo, mesmo nas versões de cano curto, e costumam ter zíperes laterais ou outros mecanismos que auxiliam no ato de calçar. Em geral, esses calçados costumam ter um acabamento mais rígido em comparação com as botinas. 

Modelos de botas

Há vários modelos de bota country masculina e feminina, vamos falar um pouco mais sobre alguns dos mais conhecidos no mercado.

Botina 

Com design mais rústico, as botinas são calçados mais confortáveis e com uma pegada mais casual. A maior parte desses calçados tem elásticos nas laterais, permitindo calçar o pé com mais facilidade, contudo, há modelos com cadarço também. 

As botinas oferecem bastante conforto para os pés e segurança na realização de algumas tarefas rurais (como tratar dos animais ou atuar em plantações) ou até industriais (nesse caso, existem botinas feitas de materiais específicos). Porém, isso não impede que também sejam utilizadas em situações sociais: algumas marcas contam com modelos que complementam os looks de cowboys e cowgirls. 

Para uma festa do peão, em que se está pensando em adotar um visual mais despojado, pode ser interessante adicionar uma botina, assim como para um passeio informal. Uma curiosidade é que, em séculos passados, a botina era um calçado utilizado em uniformes solenes.

Cowboy

A bota de cowboy é o modelo mais tradicional, com salto pensado para auxiliar o peão a se manter em cima da sela. O bico dessa bota é afunilado para proteger os dedos, muitas pessoas pensam que é apenas questão de estilo, e ela não tem amarração, por isso, não há risco de se soltar dos pés.

Como o mercado consumidor cresceu consideravelmente nos últimos anos, surgiu uma série de opções de materiais e costura. Esse modelo pode ser um tanto desconfortável se você for passar muitas horas em pé, mas é interessante para dar um toque diferenciado à produção para uma festa do peão.

Stockman 

É um modelo semelhante à bota de cowboy, mas que se destaca por oferecer um pouco mais de conforto. As diferenças entre as botas Stockman e cowboy estão nos detalhes: a primeira possui um curto mais aprofundado na parte da bifurcação entre o cano e o salto, que nesse caso é mais largo e menor. A ideia é conseguir usar esse calçado mais tempo, então, ele é perfeito as festas do peão em que se pretende dançar bastante.

Roper (bota de montaria)

Um modelo de bota country que se destaca, o roper tem cano de cerca de 30 cm e é o mais indicado para montaria. Também é um calçado interessante para atividades de fazenda, pois oferece mais segurança em ambientes de mata fechada, por exemplo, protegendo os tornozelos de ataques de animais, como cobras. O mais comum é encontrar essas botas de couro bovino, mas existe boa variedade de materiais. Pesquise o melhor para o seu estilo.

É uma bota legal para os homens usarem em dias de montaria e uma ótima bota country feminina para compor looks sociais ou mais despojados com saias curtas e shorts jeans. São confortáveis e permitem aproveitar o melhor das atividades e da diversão.

Texana 

Um dos modelos mais comuns de ver em festas do peão, a bota texana é ideal para deixar o visual de qualquer cowboy ou cowgirl mais caprichado. Esse modelo tem cano alto, pode chegar a mais de 35 cm e geralmente é ornamentado com desenhos feitos a partir de aplicações ou bordados. Não tem amarração e quase sempre tem salto. 

O bico pode ser fino ou arredondado, ficando à escolha pelo gosto pessoal e necessidade de conforto. Para eles, a bota texana combina com calça jeans e camisa xadrez, e para elas pode ficar bem legal com vestidos ou macaquinhos jeans. Os looks femininos com calça skinny também ficam incríveis com essa bota que tem mais detalhes. Prefira jeans com lavagem escura.

Western work

Como o nome sugere, é uma bota adaptada para ser útil ao trabalho. Um dos detalhes que mais chama a atenção é o fato de ter a parte dos dedos mais larga, isso porque normalmente tem bico de aço. O solado dessa bota é feito de borracha, sendo antiderrapante e evitando acidentes como choques. Os saltos são mais baixos para oferecer mais versatilidade nas tarefas cotidianas. Quem faz muitas atividades pesadas no dia a dia deve ter um modelo desse no armário.

Bota de cano dobrável

Um modelo de bota que vem fazendo sucesso entre as cowgirls mais fashionistas, porque permite ter mais de um tipo de bota em um único par. Seu diferencial é que o cano é dobrável, permitindo aumentá-lo ou diminuí-lo conforme desejar. Em um dia, você pode ter uma bota de cano curto, no outro, cano médio e no outro, cano alongado, dependendo do tamanho dessa parte do calçado.

Botas com franjas 

Mais um modelo que é tendência entre as cowgirls, a bota com franjas ajuda a deixar qualquer look country mais bonito e consistente. Como essa é uma tendência que entra e sai de moda com frequência, recomendamos que você mantenha seu par de botas com franja sempre no seu guarda-roupa. Vai bem em produções mais elegantes e, também, como um toque diferenciado para looks casuais.