notícias / Cultura

CAVALGADA NO BRASIL - SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS

By Marketing Rodeo West 26/08/2020 11h42

CAVALGADA NO BRASIL - SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS

cavalgada é uma atividade esportiva que permite contato próximo com a natureza e com os animais. Além de ajudar a relaxar, permite conhecer lugares novos em nosso país que se caracteriza por sua extensão territorial continental. Trata-se de um esporte com viés de turismo e aventura que pode se tornar um hobby especial na sua vida. Continue lendo para saber mais sobre o tema.

História da cavalgada

A história das cavalgadas está intimamente ligada ao início da domesticação dos equinos e sua prática se iniciou na Europa, seguindo, então, para a África. Em paralelo a isso também se fortaleceu a busca por raças desses animais mais adequadas para um bom desempenho na atividade, como Mangalarga Marchador e Quarto de Milha. 

Diferentes raças de cavalos passaram a ser cruzadas para obter espécimes mais fortes e velozes. Hoje em dia, as raças de equinos estão divididas em categorias de acordo com suas características físicas predominantes, como força, porte físico, rapidez, agilidade, temperamento dócil, entre outras. No Brasil, as cavalgadas têm uma história mais recente em comparação com o Velho Mundo, tendo crescido juntamente com o aumento de atividades interioranas. 

Cavalgadas no Brasil

Como mencionamos, a cavalgada no Brasil tem uma história mais recente, porém, não deixa nada a desejar em relação à variedade e estrutura para essa prática. Nosso país possui uma imensa extensão territorial e grande diversidade de biomas, criando inúmeras opções de cenários para cavalgar.

Os mais aventureiros podem viver experiências sem igual em meio ao Pantanal, os mais tranquilos podem fazer lindos passeios ao longo do litoral brasileiro e aqueles que querem apreciar o momento de contato com o cavalo têm muita área de planície para percorrer.

Tipos de cavalgada no Brasil

Gostou da ideia de praticar cavalgada? Então, continue lendo para saber quais são os tipos de cavalgadas disponíveis no Brasil e escolher a sua preferida. 

Cavalgadas progressivas

Nesse tipo de cavalgada, os cavaleiros e amazonas se deslocam de um ponto a outro. Geralmente, os participantes dormem cada noite em um local diferente e têm sua bagagem levada em um carro de apoio. Esse tipo de cavalgada é interessante para quem deseja fazer um passeio por diferentes paisagens e provar o melhor da culinária de cada local. Os roteiros, neste caso, costumam ser mais completos e diversificados.

Cavalgadas de expedição (acampamento)

Nesse tipo de passeio, além de saber como cavalgar,é interessante que o participante saiba como fazer fogueira e montar acampamento. O ideal é ter todo o equipamento para conseguir passar a noite em lugares ermos. Normalmente, essa cavalgada acontece em lugares mais isolados, em que os cenários desbravados ao longo do passeio fazem valer a pena. 

Cavalgadas de campo fixo

Nesse tipo de cavalgada os participantes costumam fazer passeios que terminam sempre com retorno à base. É uma opção mais prática, já que os cavaleiros e amazonas podem se instalar na base com mais conforto e aproveitar o relaxamento de passeios a cavalo. Há boas opções de cavalgadas de campo fixo situadas em ambientes selvagens. 

Cavalgadas de passeio

A melhor cavalgada para quem deseja realizar a atividade em grupo, os passeios são de curta duração e oferecem ótimas opções de entretenimento para os participantes. Pode ser, inclusive, uma atividade inserida dentro de uma viagem familiar ou de amigos para um destino no campo.

Cavalgadas de desfile

Essas comitivas normalmente têm motivações políticas, religiosas ou festivas. Caracterizam-se por ter um número expressivo de participantes que cavalgam desfilando. O exemplo mais famoso desse gênero de cavalgada é a de Araguaína, cidade que está a 383 km de Palmas, capital do Tocantins.

Qual é a melhor cavalgada?

A melhor cavalgada é aquela que atende aos seus anseios e está dentro do seu nível de conhecimento de interação com o cavalo. Considere qual é o seu objetivo principal com a atividade, se é cavalgar em si ou conhecer novos cenários. Independentemente da sua escolha, é essencial ter o equipamento correto para cavalgar e contar com as orientações de alguém com experiência nessa prática.

Como aprender a cavalgar?

Cavalgar é uma atividade que precisa de conhecimento teórico e prático, inicialmente, é importante que o indivíduo conheça as técnicas para subir e conduzir o cavalo. No entanto, mais do que ler e estudar a respeito é essencial treinar com um equino. Somente na prática o cavaleiro ou a amazona entenderá quais são seus pontos de dificuldade com o animal. 

Ter um bom professor de equitação é crucial para iniciar o contato com os cavalos, depois disso, você poderá desenvolver suas habilidades para cavalgar. É uma atividade que demanda tempo para que possa ser perfeitamente desenvolvida chegando a bons resultados em cima dos equinos. Tenha paciência e seja dedicado.