Campeão da 1ª semana da DIVINAEXPO confessou que tentou fugir do primeiro rodeio da carreira
Campeão da 1ª semana da DIVINAEXPO confessou que tentou fugir do primeiro rodeio da carreira
Por: Eugênio José - Ribeirão Preto - SP
27/05/2025
Aos 39 anos, Maciel Santana, natural de Ubirataia, na Bahia, conquistou a vitória na primeira semana de montarias em touros da DIVINAEXPO, realizada em Divinópolis (MG).
Nascido e residente em um estado onde o rodeio não é muito popular, Maciel viveu sua adolescência no interior baiano, distante dos grandes centros do rodeio. Sua referência eram apenas DVDs sobre o tema. Como todo adolescente, gostava de fazer suas artes e, claro, como muitos peões de sucesso, começou se aventurando montando bezerros na fazenda onde trabalhava.
“Eu não conhecia rodeio. Comecei tarde, em 2007, com vinte anos. Montava em cavalo manso e me arriscava nos bezerros, montava toda hora e caía a todo momento também”, lembra. “Um dia, um amigo me chamou para ir a um rodeio. Eu não tinha nada, nem tralha, nem qualquer equipamento, e fui mesmo assim.”
Maciel conta que só montava em bezerros, mas, ao chegar ao rodeio, viu que os touros eram grandes e ficou com medo. “Esperei todo mundo dormir no meio da tarde, peguei minhas coisas e estava fugindo. Quando estava descendo as escadas, os caras me viram e não deixaram eu ir embora. Tive que encarar os touros grandes.”
A decisão mudou sua vida. “Na outra semana, fui em outro rodeio e fui campeão. Na sequência, fui para Vitória da Conquista e ganhei uma moto. Aí, larguei mão do serviço e fui embora para Minas Gerais, com quinhentos reais no bolso. De carona, fui parar em Belo Horizonte.”
Ele relembra: “Nunca tinha visto tanta gente, fiquei até com medo, mas pedi para um amigo me buscar e logo fui em outro rodeio, e entrei na final novamente.”
Maciel não esquece das dificuldades do início: “Lembro que, logo que cheguei em Minas Gerais, fomos a um rodeio e andamos 60 km na caçamba de uma caminhonete, numa estrada de chão, comendo poeira. Mesmo assim, fui finalista. Dali em diante, enxerguei que era aquilo mesmo que eu queria. Gostei de Minas Gerais, gostei de ganhar dinheiro. Fui em um rodeio do João Wellington e ganhei, depois fui em Pará de Minas, Lagoa Dourada… Teve uma classificatória para montar em um rodeio da PBR, fui bem e estou lá até hoje.”
Maciel destaca sua determinação: “Sempre soube aproveitar as oportunidades. Sempre que tive, consegui bons resultados. Eu estava preparado para todas elas, fazia acontecer.”
Ele também reconhece quem esteve ao seu lado: “O Sr. João Arizona foi uma pessoa que me ajudou muito. Ele fechava bois para a gente montar. Eu montava em sete bois de dia, e à noite montava no rodeio. Ganhei a moto nesse final de semana.”
“Eu vivo da montaria, sempre vivi. Sou grato. Eu ganhava cinquenta reais por semana, mas graças a Deus fui competente em cima dos bois, sempre ganhei meu dinheiro em cima dos touros. Eu vivo disso”, recorda. “Sou muito grato por tudo, só vivi coisas boas.”
Sobre a vitória na DIVINAEXPO, Maciel conta: “Eu estava meio desacreditado, por causa das lesões, e essa vitória veio para me animar um pouco mais, e seguir em frente.” Ele completa: “Fui o último a ser chamado, cheguei já na hora de montar no rodeio, de última hora, e graças a Deus deu certo.”
A montaria decisiva foi espetacular. Montando o touro “Ancião”, da Cia Marcelo Castro — eleito também como o melhor touro do evento —, Maciel Santana marcou 92,00 pontos, a maior nota de toda a competição.
“Nunca tinha montado nesse touro, mas sempre quis. Tenho um bom aproveitamento de touros que rodam na mão, e estava confiante, mesmo sabendo que o touro não era fácil. Ele exigiu muito de mim durante os oito segundos”, relatou Maciel, que já conquistou sete motos e cinco carros ao longo da carreira.
“Estou muito feliz por essa vitória. Ela veio em um momento muito bom, vai me animar para me dedicar ainda mais. Vencer um evento como Divinópolis é sempre importante e motivador”, finalizou.
Publicidade
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entre em contato para entrevistas e coberturas.
Seja um parceiro do Portal Viola Show, e envie sua PAUTA e colabore para termos sempre os melhores conteúdos.
Publicidade